sábado, 15 de maio de 2010

PE: Chapa completa será lançada em festa no dia 28

DEU NO JORNAL DO COMMERCIO (PE)

O pré-candidato a governador do PMDB, o senador Jarbas Vasconcelos, informou ontem que a festa de lançamento de seu projeto político ocorrerá no próximo dia 28, às 15h30, no Chevrolet Hall, com a participação do presidenciável do PSDB, José Serra, e outras lideranças dos partidos que fazem oposição aos governos federal e estadual. No dia seguinte, Jarbas será homenageado pelo deputado federal José Mendonça (DEM), que vai oferecer um almoço ao senador em sua fazenda em Belo Jardim, no Agreste.

A reunião será emblemática porque vai registrar a reedição da União por Pernambuco, tendo como pano de fundo o mesmo local onde, em 1993, Jarbas se uniu ao ex-PFL para criar essa coligação e enfrentar as forças políticas situadas mais à esquerda, lideradas na época pelo ex-governador Miguel Arraes, avô do atual governador Eduardo Campos, falecido em 2005.

A expectativa é que o peemedebista aproveite a ocasião para anunciar os outros nomes que irão compor a chapa majoritária do grupo. O senador Marco Maciel (DEM) já confirmou a sua candidatura à reeleição, mas as outras duas vagas da chapa continuam abertas: a de vice-governador e a segunda de senador. O DEM e o PSDB estão cotados para indicar o nome do vice. Essa questão, no entanto, está pendente.

Os oposicionistas esperam uma decisão do Tribunal Superior Eleitoral sobre um assunto que tem sido muito discutido no Congresso. Eles querem saber, por exemplo, se Serra só pode aparecer no guia eleitoral de Jarbas se o PSDB estiver na vice. Se isso se confirmar, os tucanos ocupam a vice. Para o Senado, o nome deve partir mesmo do PPS. Raul Jungmann é o mais cotado.

Nenhum comentário: