sábado, 15 de maio de 2010

PT sumiu do programa do PT na televisão

DEU EM O GLOBO

Nome do partido foi dito uma única vez, e pelo último dos participantes

BRASÍLIA. Nos dez minutos do programa de TV que o PT exibiu na noite de anteontem, em rede nacional, a palavra PT foi verbalizada uma única vez, e pelo último dos seis petistas que participaram do vídeo. Isso quando faltava um minuto e meio para o fim do programa. As bandeiras vermelhas e as faixas também vermelhas com o número 13 foram excluídas da primeira grande peça da campanha presidencial da ex-ministra Dilma Rousseff, a candidata do PT.

Em respeito à legislação eleitoral, o programa exibiu a inscrição mostrando que se tratava de uma propaganda partidária do PT. E o símbolo do partido, uma estrela vermelha com o 13 no centro, também apareceu ao lado dos nomes dos petistas sempre que eles falavam. Mas era mínima. Além do presidente Lula e de Dilma, que dominaram mais de 80% do programa, tiveram participações especiais os ministros Guido Mantega (Fazenda), Fernando Haddad (Educação) e Paulo Bernardo (Planejamento), além do presidente nacional do partido, o ex-senador José Eduardo Dutra o único que lembrou de citar o nome do PT.

A propaganda partidária petista que acabou sendo uma peça de campanha de Dilma inovou logo de entrada.

As primeiras imagens em nada lembravam os tradicionais programas coloridos do partido, com a cor vermelha em profusão. Eram imagens de alguns brasileiros, com umas pequeninas estrelas vermelhas ao fundo, sem o nome nem o número do partido. E as primeiras palavras do locutor expressas na tela foram dirigidas à candidata: Uma grande brasileira.

Em seguida, aparece Lula iniciando uma extensa lista de elogios à sua candidata, citando experiência, competência, lealdade e dignidade. As falas de Lula foram intercaladas com falas de Dilma. Ele diz por que a escolheu.

Ela entra em cena e também fala dessa escolha.

Quando o locutor assume a condução do programa, em off (só a voz), são mostradas imagens de Minas e do Rio Grande do Sul, estados onde Dilma nasceu e se profissionalizou como economista, respectivamente.

São narradas a biografia e a história de Dilma, que se filiou ao PT em 2001. Mais uma vez, o nome e o número da legenda não aparecem.

Nenhum dos ministros convocados se lembrou do nome da legenda. E quando a palavra PT foi verbalizada, ela foi citada depois dos nomes de Lula e Dilma: O Brasil cresce com inclusão social e distribuição de renda. Este é o modelo de gestão de Lula, de Dilma e do PT , disse José Eduardo Dutra.

Nenhum comentário: