sábado, 15 de maio de 2010

Serra critica loteamento das agências federais

DEU EM O GLOBO

"As agências reguladoras, avanço na substituição do Estado interventor do passado, foram pervertidas", diz ele

Chico Otavio e Rafael Galdo

O ex-governador José Serra, pré-candidato do PSDB à sucessão presidencial, criticou ontem, em três momentos de sua visita ao Rio, o aparelhamento político da administração federal. Ele disse que as agências criadas durante a sua passagem pelo Ministério da Saúde (no segundo governo Fernando Henrique Cardoso) a Agência Nacional de Saúde (ANS) e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) foram desmoralizadas quando os critérios para preenchimento de cargos passaram a seguir a lógica política.

Serra, que deu entrevistas para programas de rádio e TV e almoçou na Associação Comercial do Rio, afirmou ainda que o atual governo desacelerou os avanços na saúde e destruiu a Fundação Nacional de Saúde (Funasa). Para ele, o loteamento político no Brasil inferniza tudo.

As agências reguladoras, um avanço na substituição do Estado interventor do passado, foram pervertidas, simplesmente porque foram loteadas politicamente lamentou.

Serra disse que, quando criou as agências, não acolheu indicações políticas, optando por nomear gente que não conhecia, mas de comprovada qualidade técnica critério que ele considera abandonado pelo governo Lula.

Todas as agências passaram a ser focos de loteamento.

Não é a questão da qualidade.

O indicado pode até ser bom, mas deve a indicação dele a um setor político. Ele tem de ser leal a um setor. E isso se generalizou na administração pública criticou.

Em entrevista à Rádio Tupi e, mais tarde, em discurso na Associação Comercial, o tucano disse que a Funasa foi praticamente destruída, o que considerou gravíssimo.

A Funasa ficou no chão.

Nós tínhamos melhorado. Dá uma pena... O (ministro da Saúde, José Gomes) Temporão não pode fazer muita coisa lá, porque é tudo prato pronto.

Está toda loteada disse o pré-candidato do PSDB.

Tucano promete reforma administrativa Para solucionar o que chamou de loteamento, Serra disse que, se eleito, vai fazer uma reforma administrativa no governo.

Ele não descartou, nesse esforço, o enxugamento da estrutura federal. Para o tucano, há muita gordura para se eliminar.

O estado, entidade, tem de ser musculoso, forte, mas não precisa ser obeso. O único esporte que valoriza a gordura é o sumô.

O pré-candidato também prometeu empreender uma reforma política no Brasil: Temos que ter distritos ou listas partidárias (para as eleições). O sistema eleitoral do país é o pior do mundo. Vamos fazer uma reforma administrativa de cara. Mas vou começar pela reforma política.

Outro alvo de Serra foi a área de educação. Para ele, o governo federal apresentou um plano bom para o ensino fundamental, mas não conseguiu tirá-lo do papel.

As resistências corporativas são muito grandes e não há disposição de se enfrentar isso disse o tucano.

Nenhum comentário: