quarta-feira, 12 de maio de 2010

Serra e Jarbas reúnem os aliados no Estado amanhã

DEU NO JORNAL DO COMMERCIO (PE)

Presidenciável vem almoçar com o peemedebista candidato a governador das oposições e deputados do PSDB, PMDB, DEM e PPS. Antes, concede entrevista a Geraldo Freire, na Rádio Jornal

Mesmo com a febre do twitter, dos blogs e das outras páginas de relacionamento na internet, os presidenciáveis estão recorrendo ao rádio para se comunicar com o povo nesta fase de pré-campanha. O ex-governador de São Paulo José Serra, pré-candidato a presidente da República pelo PSDB, chega amanhã ao Recife para seguir à risca uma máxima defendida por sua assessoria de marketing: participar do maior número possível de programas radiofônicos dentro do que eles consideram atos artesanais de campanha. Foi o próprio tucano que tomou a iniciativa de agendar, de última hora, a sua participação no programa Supermanhã, de Geraldo Freire, na Rádio Jornal, o que, inicialmente, não estava prevista.

Nesta fase da pré-campanha, o ex-governador quer chegar perto da população, principalmente daqueles que ainda não têm o hábito de entrar na internet, espaço onde o tucano tem se comunicado livremente com os cidadãos. Até para conquistar simpatizantes, já que o presidenciável sabe que a popularidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no Nordeste e em Pernambuco é grande, como indicam pesquisas de opinião. Lula apoia a ex-ministra e presidenciável Dilma Rousseff (PT).

O senador Jarbas Vasconcelos (PMDB) pré-candidato a governador das oposições modificou a agenda para acompanhar a visita do tucano. Todos os deputados federais da oposição também estão retornando mais cedo ao Estado. O senador Sérgio Guerra, presidente nacional do PSDB, virá com Serra.

O grupo se juntará aos deputados estaduais para participar de um almoço, após a entrevista, em um restaurante do Recife. Neste ato, a oposição quer mostrar à opinião pública que está unida em Pernambuco e reforçar a dobradinha Serra-Jarbas. Se houver tempo, antes do programa de Geraldo Freire, o presidenciável tucano fará uma caminhada por algum local público para fazer o teste de popularidade, junto com Jarbas.

Serra também já confirmou que retorna ao Recife no próximo dia 28, para prestigiar o evento em que a oposição lançará a majoritária estadual completa. Além de Jarbas, o senador Marco Maciel (DEM) confirmou que é candidato à reeleição. O PSDB deve indicar o pré-candidato a vice-governador e o PPS o nome do segundo pré-candidato ao Senado.

BANCO CENTRAL

Em sua primeira visita a Goiás na condição de pré-candidato à Presidência, ontem, o tucano José Serra defendeu, em Goiânia, a autonomia do Banco Central e uma atuação integrada com a política econômica do governo. O Banco Central tem de ter autonomia para trabalhar, disse o ex-governador paulista. Mas tem de estar integrado com a política econômica do governo e com o presidente da República, que é quem indica seu presidente e diretores. Foi assim no governo de Fernando Henrique e no governo Lula, explicou. Para Serra, o BC deve atuar com sinergia. Precisa estar voltado para a estabilidade de preços e o desenvolvimento. Por isso, é preciso ter entrosamento, disse.

Serra procurou evitar mais polêmica com a declaração que deu, na segunda-feira, em entrevista à CBN. Na ocasião, ele disse, em relação ao Banco Central, que o presidente da República tem que fazer sentir sua posição se houver erros calamitosos na condução da política monetária do País. Seus principais adversários Dilma Rousseff (PT) e Marina Silva (PV) aproveitaram a frase para tentar se contrapor a Serra, defendendo a autonomia do BC e sua atuação na crise mundial, que havia sido criticada pelo ex-governador.

Nenhum comentário: