segunda-feira, 17 de maio de 2010

Serra propõe levar Virada Cultural a todo o país

DEU EM O GLOBO

Pré-candidato foi ao evento em São Paulo

Adauri Antunes Barbosa

SÃO PAULO. O pré-candidato do PSDB à Presidência, José Serra, participou no início da madrugada de ontem da Virada Cultural, em São Paulo, e disse que pretende, se for eleito, levar a todo o país a experiência do evento artístico-cultural. Um dos bons exemplos, segundo o tucano, é a Virada Cultural do Rio - criada, segundo ele, com base na experiência paulistana.

- Espero um dia levar para o Brasil inteiro. O Rio já fez a Virada, baseado na de São Paulo. E deu muito certo. Minha expectativa é a de que a gente possa disseminar no Brasil inteiro a tecnologia de como se faz uma Virada, e dar apoio, inclusive material, do governo federal e dos governos estaduais - disse Serra.

A Virada Cultural reuniu cerca de quatro milhões de pessoas das 18h de sábado até as 21h de ontem. O evento é promovido pela Prefeitura de São Paulo há seis anos.

Acompanhado pelos aliados políticos Gilberto Kassab (DEM), prefeito de São Paulo, e Roberto Freire, presidente do PPS, Serra chegou pouco antes da meia-noite do sábado ao palco em frente à Estação da Luz. Ele não conseguiu chegar a tempo de assistir à ópera "Carmina Burana", do alemão Carl Orff, uma de suas favoritas. Kassab e Serra participaram de um jantar para convidados na Sala São Paulo.

De acordo com reportagem publicada pelo jornal "Folha de S. Paulo" ontem, 40 dias depois de deixar oficialmente o governo de São Paulo Serra tem usado a estrutura de segurança pessoal mantida pelo estado em seus deslocamentos de pré-campanha. O ex-governador, que deixou o cargo em 6 de abril, utiliza policiais militares na sua segurança pessoal. Em São Paulo, ele e seu staff têm ido a eventos em carros oficiais, cujo combustível também é pago pelo estado. Além disso, o governo arca com as contas dos telefones celulares usados pela equipe de segurança.

O governo do estado explicou, em nota oficial, que não há ilegalidade nas ações de Serra, já que a infraestrutura para os ex-governadores está prevista em decreto estadual de março de 2004. A resolução prevê "a prestação de serviços de atendimento funcional e, complementarmente, de segurança" a ex-governadores durante todo o mandato do sucessor.

Nenhum comentário: