sexta-feira, 14 de maio de 2010

Tucano adota o estilo paz e amor

DEU NO JORNAL DO COMMERCIO (PE)

Sheila Borges

Apesar de não ser o nome que representa a continuidade, o tucano José Serra quer emplacar a imagem do presidenciável paz e amor, a mesma que Luiz Inácio Lula da Silva (PT) adotou na vitoriosa campanha eleitoral de 2002, quando foi eleito para o primeiro mandato. Essa marca deu leveza ao combativo sindicalista que disputava a quarta campanha à Presidência da República. E, agora, está contribuindo para suavizar a pecha de que Serra é antipático. Durante a sua passaram pelo Recife, ontem, o tucano fez questão de ser simpático e popular: nas palavras e nos gestos. No programa de Samir Abou Hana, na TV Universitária, utilizou a expressão ferrado para dizer o que teria ocorrido com ele se não tivesse aprendido, na tapa, a trabalhar com a internet.

Em todos os lugares, parava, cumprimentava, conversava e tirava fotografias. No restaurante Spettus de Boa Viagem, circulou de mesa em mesa. Chegou a ser aplaudido. Inicialmente, aproximou-se de uma família que comemorava o aniversário da dentista Fátima Ribeiro e de sua filha Beatriz. Deu sorte, o casal é paulista, mas mora no Recife. O marido de Fátima, Olindo Ribeiro, é palmeirense, time de Serra. Vou votar em você, disse Onildo. Em outra mesa, o presidenciável falou com um grupo de amigos, indagando-os se era alguma comemoração. Não era. Parte do grupo se levantou para registrar o encontro com o tucano. Queremos mudar com certeza, revelou Érica Chagas, recebendo um largo sorrido de Serra.

Quando foi recebido pelos correligionários, o ex-governador cumprimentou todos. O encontro político se transformou em uma grande confraternização. Para que as pessoas pudessem ver a reunião e construir a imagem que a oposição em Pernambuco está unida, os oposicionistas não almoçaram em um local separado, mas junto às mesas dos demais clientes. Serra sentou ao lado do senador Jarbas Vasconcelos (PMDB) o pré-candidato da oposição no Estado , do senador Marco Maciel (DEM) que vai disputar à reeleição , do presidente nacional do PSDB, Sérgio Guerra, do deputado federal Roberto Magalhães (DEM) e do presidente regional do DEM, Mendonça Filho.

Serra perdeu a paciência no final quando um jornalista pediu para que ele comentasse o novo estilo paz e amor, comparando-o ao adotado por Lula em 2002. Preferiu não responder. E saiu do restaurante direto para o aeroporto. Neste momento, retirou o microfone sem fio que tinha colocado quando deixou os estúdios da TV Universitária. Todos os seus passos eram registrados por uma equipe de televisão contratada pelo PSDB. No trajeto, conversou com Jarbas no carro. O senador o acompanhou até o embarque para o Rio. No aeroporto, mostrando animação, conversou com as recepcionistas de uma empresa de táxi aéreo e indagou: aqui posso ter a esperança de um voto?. As moças sorriram e tiraram fotos com o presidenciável.

Nenhum comentário: