segunda-feira, 17 de maio de 2010

Venezuela expropria duas metalúrgicas

DEU NO VALOR ECONÔMICO

Agências internacionais

O presidente venezuelano, Hugo Chávez, ordenou no fim de semana a expropriação da metalúrgica Matesi, com participação do grupo ítalo-argentino Techint, e da produtora de bauxita Norpro da Venezuela, com capital francês. Chávez também anunciou a nacionalização das empresas de transporte da matéria-prima que operam no Estado de Guayana, onde se estão a Matesi e a Norpro.

O presidente havia anunciado a nacionalização da Matesi e de outras quatro empresas metalúrgicas de capital japonês, mexicano, europeu e australiano que operam na região de Guayana, enquanto negociava o preço a pagar. "Como não pudemos chegar a um acordo amigável e razoável com seus proprietários, então vamos expropriar a Matesi, não houve forma de nos acertar com eles", declarou.

"Eles (os donos da Matesi) dizem que vão nos processar não sei onde, na corte celestial. Que vão, terão todo o direito, mas nós não podemos continuar aqui brincando de gato e rato. Vamos expropriar, eu espero o decreto para expropriar e tomar o controle da Matesi completamente", disse.

Chávez também ordenou e a nacionalização da Norpro da Venezuela, uma empresa produtora de bauxita. A Norpro da Venezuela é filial da empresa Norpro, com sede nos EUA e na qual tem participação o grupo francês Saint Gobain.

Nenhum comentário: