quinta-feira, 10 de junho de 2010

Desativando ogivas? :: Valdo Cruz

DEU NA FOLHA DE S. PAULO

BRASÍLIA - A trapalhada dos petistas no caso do suposto dossiê anti-Serra foi providencial para o PSDB. Inverteu a onda de notícia negativa da campanha. A marola deixou de incomodar os tucanos e passou a perturbar os petistas.

Nas últimas semanas, a turma de Dilma Rousseff, em vez de comemorar o bom momento nas pesquisas de intenção de voto, foi obrigada a se explicar sobre a criação do tal "grupo de inteligência".

Em outras palavras, os petistas deram uma bela ajudazinha aos tucanos. Pelo menos o suficiente para dar um respiro a Serra, em queda nas pesquisas e cobrado pela indefinição de seu vice.

O mais incrível é que teve petista usando a notícia negativa para implodir adversários internos. Isso mesmo. Não bastasse a trapalhada, ela foi usada na guerra de bastidores entre paulistas e mineiros.

A velha guarda do PT se aproveitou do dossiê para enfraquecer aliados da candidata, como Fernando Pimentel, e garantir desde já maior controle político e econômico sobre um novo governo petista.

Dilma sentiu o cheiro de queimado e deu um freio de arrumação. Com certeza, com apoio do presidente Lula, que havia colocado Antonio Palocci na campanha para servir de contraponto a essa turma.

Agora, não surgindo nenhum fato novo, a tendência é que o caso vá perdendo gás e desapareça da mídia. Afinal, depois de lucrar com o episódio, os tucanos não devem ter lá tanto interesse em ficar falando em montagem de dossiês.

Mesmo com todas as negativas de ambos os lados, o fato é que esse tipo de jogo sujo existe desde sempre em todas as campanhas. Tucanos e petistas têm grande experiência no assunto.

O bom dessa história talvez seja o de fazer os dois lados desistirem de qualquer ação nesse lamaçal. As que estavam em curso e as que estavam em planejamento. Inclusive as feitas para ficar apenas nos arquivos, tal como arsenal nuclear de dissuasão. A conferir.

Nenhum comentário: