quinta-feira, 24 de junho de 2010

Dilma passa Serra pela 1ª vez

DEU EM O GLOBO

Pesquisa Ibope divulgada ontem mostra que, pela primeira vez, a petista Dilma Rousseff assumiu a dianteira na disputa presidencial. Ela teria hoje 40% dos votos, contra 35% do adversário tucano, José Serra, e 9% de Marina Silva, do PV. A aprovação ao presidente Lula atingiu 85%.

Ibope: Dilma lidera pela 1ª vez

Segundo a pesquisa, a petista teria hoje 40% dos votos, contra 35% de Serra e 9% de Marina

Gerson Camarotti
BRASÍLIA - Pela primeira vez, a candidata petista Dilma Rousseff aparece liderando a disputa presidencial, segundo pesquisa do Ibope encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Os números divulgados ontem mostram que, numa lista com apenas os três principais candidatos, Dilma aparece com 40% das intenções de voto, contra 35% do candidato tucano, José Serra, e 9% da candidata do PV, a senadora Marina Silva. Na lista em que são incluídos todos os candidatos, inclusive nove nanicos, Dilma fica com 38,2%; Serra, com 32,3%; e Marina, com 7%. A consulta foi feita entre os dias 19 e 21 de junho, depois da propaganda eleitoral do PSDB na TV, exibida no último dia 17, que era uma das apostas dos tucanos para tentar retomar a dianteira.

A pesquisa divulgada ontem mostra que a forma de o presidente Lula governar obteve uma aprovação recorde de 85%, contra 83% em março. Os que consideram o governo Lula bom e ótimo somam 75% dos entrevistados.

Na última pesquisa feita pelo instituto Ibope sobre a sucessão presidencial — contratada pela Rede Globo e pelo jornal “O Estado de S. Paulo” e divulgada no dia 5 de junho —, Dilma e Serra apareciam empatados, com 37% das intenções de voto cada.

Em relação aos dados da pesquisa CNI/Ibope divulgados no dia 17 de março, houve uma inversão: Dilma estava com 33% e Serra liderava a disputa com 38% dos votos. Marina tinha 8%.

A pesquisa de ontem indica também vantagem da petista numa eventual disputa com o tucano no segundo turno: ela hoje teria 45% das intenções de voto, contra 38% de Serra.

Na pesquisa da CNI de março, Dilma estava, nesse cenário, com 39%, e Serra, com 44%. Já na pesquisa Ibope divulgada no início de junho, Serra e Dilma apareciam empatados num eventual segundo turno, com 42% cada. Os números apontam um crescimento da petista e uma queda do candidato do PSDB.

73% dos eleitores ligam Dilma a Lula

Na pesquisa espontânea — em que o entrevistado não recebe uma lista com os nomes dos candidatos —, Dilma está na frente de Serra desde a pesquisa anterior encomendada pela CNI. Passou de 14% em março para 22% na pesquisa de ontem. O tucano também cresceu, passando de 10% para 16% das citações espontâneas. Lula tinha 9% de citações e Marina Silva, 3%. Nesse tipo de consulta, ainda é muito alto o número de entrevistados que não sabem em quem votar: 40%. Esse dado mostra que a eleição está indefinida.

A pesquisa CNI/Ibope revelou ainda que cresceu de forma significativa o número de eleitores que têm conhecimento de que Dilma é a candidata do presidente Lula: 73% agora contra 58% em março. Esse número é visto como um dos principais fatores para o crescimento da petista, mesmo com a forte exposição do candidato tucano em inserções comerciais e programas partidários na TV nas últimas semanas. No período, Dilma, porém, também teve exposição grande na TV, no programa do PT e em inserções.

— Cresceu entre os eleitores a percepção de que Dilma é a candidata do presidente Lula.

Além disso, os índices de aprovação do governo, a popularidade elevada do presidente e a expansão da economia são fatores que explicam o crescimento de Dilma na pesquisa — disse o diretor de operação da CNI, Rafael Lucchesi.

Outro dado que tem influência no resultado principal da pesquisa é o nível de rejeição dos três principais candidatos: na pesquisa de ontem, 30% afirmaram que não votariam em Serra de jeito nenhum, contra 25% na pesquisa da CNI de março. Dilma aparece com a menor rejeição: 23% agora, contra 27% em março. Marina tem rejeição de 29%, contra 31% de março.

A pesquisa registrou ainda que caiu o percentual de eleitores que afirmam preferir votar num candidato apoiado pelo presidente Lula: são 48% contra 53% em março. Essa queda, porém, segundo o Ibope, não ocorre no sentido do voto em um candidato de oposição. Há um crescimento entre os eleitores que afirmam que não vão levar em conta o apoio do presidente na hora de votar: eles hoje são 37% , contra 33% em março.

Além de ter aprovação de 85% dos entrevistados, Lula conta com a confiança de 81% da população, contra 15% que afirmaram que não confiam. Em março, o índice de confiança era de 77%, contra 20% que não confiavam em Lula.

A pesquisa CNI/Ibope foi registrada no TSE com o número 16292/2010. Foram entrevistadas 2.002 pessoas em 140 municípios. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos, e o grau de confiança é de 95%.

Nenhum comentário: