domingo, 20 de junho de 2010

Dossiê: Serra volta a dizer que Dilma é responsável

DEU EM O GLOBO

Petistas acusam adversário de adotar discurso truculento e anti-Lula; tucano cobra atitude firme da candidata

BRASÍLIA. O candidato do PSDB à Presidência, José Serra, voltou a acusar sua adversária do PT, Dilma Rousseff, de ser responsável pelo episódio envolvendo a montagem de um dossiê contra ele. Em entrevista à revista “Veja” desta semana, Serra ainda disse que o PT fez o loteamento da máquina pública, “turbinando a corrupção”. As declarações do tucano provocaram reação imediata do PT. Integrantes do comando de campanha de Dilma afirmaram que Serra está adotando um discurso anti-Lula e que pode sair perdendo com essa estratégia.

Na entrevista, o tucano também lamentou a elaboração de um dossiê contra o secretárioexecutivo do PSDB, Eduardo Jorge. O documento teria partido de pessoas ligadas a uma empresa contratada pelo comando da campanha de Dilma, a Lanza Comunicação. O PT nega a autoria, mas afastou da campanha o jornalista Jorge Lanzetta, dono da empresa. Ele havia se reunido com o delegado aposentado Onézimo Sousa, que diz ter recebido proposta para espionar os tucanos.

Segundo Serra, “a candidata (Dilma) disse que não aprova esse tipo de atitude, mas não a repudiou, não pediu desculpas públicas nem afastou exemplarmente os responsáveis.

Essa reação tímida e a tentativa de culpar as vítimas fazem dela, a meu ver, responsável pelos episódios”. Para ele, “é coisa de gente que rejeita a democracia”.

O líder do governo na Câmara, deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP), chamou de truculenta a postura de Serra. Vaccarezza voltou a negar que o PT tenha mandado elaborar dossiês e disse que o partido pediu à Polícia Federal para investigar de onde saíram os dados de Eduardo Jorge que integrariam o dossiê.

— Dizer que o PT aparelhou o Estado mostra a sua total distância do povo brasileiro e do sucesso do Brasil. Ele agora assumiu a face anti-Lula. É a truculência da direita.

Para o deputado José Genoino (PT-SP), o ataque de Serra evidencia os problemas da campanha tucana: — Eles estão sem discurso, sem projeto e ficam fazendo campanha na base do ataque pessoal e da futrica. Com esse discurso, a campanha dele não vai tão longe.

Ontem, a “Folha de S. Paulo” publicou reportagem com documentos que comprovariam que os dados fiscais de Eduardo Jorge saíram diretamente da Receita Federal. No documento há a declaração: “Estes dados são cópia fiel dos constantes em nossos arquivos. Informações protegidas por sigilo fiscal“.

Ontem, no Rio, Serra disse não ter ficado surpreso com a informação: — Não seria a primeira vez que usam métodos subterrâneos em campanha eleitoral. Infelizmente o filme está se repetindo.

Espero que seja interrompido, que acabe antes do final.

A bancada do PSDB no Senado vai pedir a convocação do secretário da Receita Federal, Otacílio Cartaxo, para explicar o vazamento das informações.

Nenhum comentário: