terça-feira, 22 de junho de 2010

Jarbas não desiste de Magalhães

DEU NO JORNAL DO COMMERCIO (PE)

O senador e pré-candidato ao governo Jarbas Vasconcelos (PMDB) ainda não conseguiu fechar a chapa majoritária, faltando oito dias para a convenção das oposições (PMDB/DEM/PSDB/PPS), marcada para o dia 30. Ele retorna hoje de Brasília, no último voo, o das 23h, e passará a semana recluso, com exceção da saída a Caruaru e Gravatá, amanhã, para festejar o São João. Ele está em intensa articulação para a escolha do segundo candidato ao Senado das oposições. Apesar das negativas do deputado Roberto Magalhães (DEM), informações de bastidor dão conta de que há espaço para fazer o parlamentar, nome preferido de Jarbas ao Senado, voltar atrás da ideia de largar a política este ano para se integrar à chapa majoritária.

O principal argumento tem um componente pessoal: o “sim” de Magalhães poderá ajudar a reeleger o seu amigo há décadas, o senador Marco Maciel (DEM), a quem o próprio deputado atribui sua entrada na política. Maciel, que inclusive é um dos escalados para “convencer” o amigo, enfrentará a chapa do governador Eduardo Campos (PSB), que terá o ex-secretário de Estado, Humberto Costa (PT), e o deputado Armando Monteiro Neto (PTB) como candidatos ao Senado. “Não é uma nem duas conversas que farão doutor Roberto voltar atrás, mas estamos trabalhando nisso”, contou um aliado.

Caso esse convencimento não ocorra, o deputado Raul Jungmann, nome sempre cogitado para o posto, poderá ser, enfim, confirmado. O parlamentar tem a aprovação de Jarbas para disputar o Senado e também o apoio do senador e presidente nacional do PSDB, Sérgio Guerra. Embora o dirigente afirme que o partido tucano precise ter o “número 45” nas composições regionais para ajudar o presidenciável José Serra, a solução de Pernambuco teria outro arranjo em função da falta de quadros do PSDB que satisfaça a todos.

A oposição deve usar o prazo máximo, dia 30, data da convenção, para anunciar esse segundo nome ao Senado. O evento das oposições será no Clube Atlético de Amadores, em Afogados. O ato está marcado para às 13h, mas Jarbas e os companheiros de chapa só devem chegar ao local às 16h. Data e horário igual à convenção do adversário, Eduardo Campos.

Nenhum comentário: