sexta-feira, 11 de junho de 2010

Programa prevê redução de cargos

DEU EM O GLOBO

GESTÃO PÚBLICA: Propõe “redução drástica” dos cargos comissionados e que os funcionários públicos tenham metas e sejam avaliados.

EDUCAÇÃO: Será, segundo Marina, a prioridade de seu governo. Propõe ampliar investimentos anuais por aluno, mais creches públicas e um esforço para capacitar trabalhadores e combater o “apagão de capital humano”. Defende o crescimento do número de matrículas no ensino médio e profissionalizante e o combate à evasão escolar, numa espécie de Sistema Único de Educação.

PROGRAMA SOCIAL: Foca nos chamados programas sociais de terceira geração, voltados para a capacitação. O PV defende a entrada da iniciativa privada para recrutar, treinar e empregar as pessoas que não conseguem sair da dependência do Bolsa Família e se firmar no mercado de trabalho.

SAÚDE: Propõe garantir financiamento estável para o SUS, com a regulamentação da emenda 29, e a universalização do programa Saúde da Família, que só atende 20% das famílias brasileiras.

ECONOMIA: Mantém o tripé do atual modelo econômico (metas de inflação, responsabilidade fiscal e câmbio flutuante), mas diz que é preciso conter o aumento dos gastos públicos à metade do crescimento do PIB. Defende a redução da carga tributária.

INFRAESTRUTURA: Investir em ferrovias, hidrovias e sistemas híbridos de biocombustível e eletricidade. Diversificar os projetos de geração de energia, com investimentos em energia eólica e em pequenas centrais hidrelétricas.

MEIO AMBIENTE: Propõe o desmatamento zero em todos os biomas, a redução do uso de agrotóxicos e a intensificação das áreas já ocupadas pelo agronegócio, para que novas áreas não sejam abertas.

MUDANÇAS CLIMÁTICAS: Sugere a criação de um sistema nacional de alerta de desastres para mapear os principais pontos de risco de deslizamento, com avisos à população.

Nenhum comentário: