domingo, 20 de junho de 2010

PSDB recua e confirma apoio a Gabeira

DEU NA FOLHA DE S. PAULO

Moacyr Lopes Jr./Folhapress

RIO, SÃO PAULO - Após o recuo do Diretório Nacional do PSDB, o deputado Fernando Gabeira (PV) recebeu ontem o apoio formal dos tucanos, bem como de DEM e PPS, à sua candidatura ao governo do Rio.

Solucionado o impasse, o verde teve de conciliar o apoio público dos presidenciáveis Marina Silva (PV) e José Serra (PSDB). Gabeira participou de duas entrevistas coletivas, uma com cada candidato, que evitaram se encontrar. Ouviu reivindicação de apoio dos dois lados.

"Gabeira não ficaria triste se eu fosse eleito", disse Serra, sob consentimento tímido do verde.

Na entrevista anterior, Marina afirmou que os eleitores saberão ligar seu nome a Gabeira. "Não podemos subestimar a inteligência das pessoas. Não tenho dúvida que [o eleitor] vai entender que Gabeira está intimamente ligado ao meu projeto."

O deputado afirma que fará campanha para Marina no primeiro turno, mas planeja aparecer ao lado de Serra em eventos temáticos.

Em seu discurso, Gabeira conciliou elogios aos dois candidatos. Em relação a Marina, citou "a transformação pela educação". Sobre Serra, afirmou que vai seguir a proposta do tucano de realizar "mutirões de exames".

No salão do clube em Niterói onde foi realizada a convenção, havia faixas de Gabeira ao lado de Serra.

A solução para o impasse criado entre os diretórios nacional e fluminense do PSDB saiu anteontem às 23h50.

Orientado por marqueteiros, o Diretório Nacional tucano queria um candidato próprio ao Senado no Estado para poder expor o número do partido e ajudar Serra.

Para tal, pleiteava a desistência de Marcelo Cerqueira (PPS), candidato a senador da aliança. Ele foi confirmado como candidato, ao lado de Cesar Maia (DEM), ex-prefeito do Rio.

PTB

Na manhã de ontem, Serra foi à convenção nacional do PTB, que formalizou o apoio à sua candidatura.

Com a entrada da sigla presidida por Roberto Jefferson, o programa eleitoral de Serra na televisão e no rádio terá cerca de sete minutos.

O PTB quer entrar na briga pelo vice na candidatura.

Nenhum comentário: