domingo, 20 de junho de 2010

Reflexão do dia – Celso Lafer


O benevolente endosso à violência e à fraude do processo eleitoral no Irã contrapõe-se à "birra" (na terminologia do presidente) na intransigente defesa de Zelaya, dificultando o equacionamento da questão democrática em Honduras. É patente a incoerência com que se invoca o princípio da não-intervenção para favorecer a omissão quanto aos riscos para a democracia e os direitos humanos provenientes da atuação do presidente Chávez na Venezuela e o seu ostensivo desrespeito para benefício eleitoral do presidente Evo Morales na Bolívia.

É lamentável a insensibilidade em relação a valores com que a repressão do governo cubano a dissidentes em greve de fome foi desqualificada pelo presidente como uma ação de criminosos comuns. É um desrespeito ao princípio constitucional da prevalência dos direitos humanos nas relações internacionais do Brasil a omissão perante o genocídio em Darfur.


(Celso Lafer, no artigo,
Diplomacia brasileira, novas variações críticas, em O Estado de S. Paulo, hoje)

Um comentário:

VERA disse...

Um ex-ministro subserviente, que se submete a tirar os sapatos para ser revistado como um terrorista, deveria calar a boca e recolher-se à sua insignificância!