quinta-feira, 3 de junho de 2010

Serra: responsabilidade por dossiê é de Dilma

DEU EM O GLOBO

Pré-candidata do PT reage dizendo que é "uma falsidade" e Dutra afirma que tucano sofre de "pesquisite aguda"

Sérgio Roxo e Maria Lima*

SÃO PAULO e GOIÂNIA. O précandidato do PSDB à Presidência, José Serra, acusou ontem sua adversária Dilma Rousseff (PT) de ter responsabilidade pelo suposto dossiê preparado pela campanha petista para atingir a filha do tucano, Verônica. Serra cobrou explicação de Dilma e acusou os petistas de sempre recorrerem a esse artifício em disputas eleitorais: — A principal responsabilidade por esse novo dossiê é da candidata Dilma Rousseff, disso eu não tenho dúvida. Como a principal responsabilidade pelo dossiê dos aloprados foi do Aloizio Mercadante, como a principal responsabilidade dos dossiês de 2002 foi do Ricardo Berzoini.

O PT tem longa tradição nesta matéria. Então, caberá a eles explicar o que aconteceu.

Serra não quis comentar, porém, a possibilidade de o episódio dar novo tom à campanha.

Na disputa pelo governo de São Paulo, em 2006, petistas ligados à campanha de Mercadante, chamados depois pelo presidente Lula de aloprados, foram presos comprando dossiê contra Serra. Berzoini trabalhou na campanha de Lula em 2002, mas não chegou a ser confirmada sua participação em dossiês.

O suposto dossiê acirrou os ânimos entre petistas e tucanos, com troca de ofensas. Um dia após o presidente do PSDB, senador Sérgio Guerra, desafiar Dilma a responder sobre as acusações, o comando do PT blindou a candidata, e o presidente do partido, José Eduardo Dutra, chamou para si a resposta ao que chamou de patifaria. Disse que Serra está com “pesquisite aguda” — alusão ao resultado de pesquisas desfavoráveis ao tucano — e responsabilizou o jornalista Luiz Lanzetta por conversas que tenham levado à confusão dos dossiês.

Dilma passou o dia em Goiânia e teve uma coletiva cancelada para evitar perguntas. Dutra disse cuidaria “da parte da baixaria”.

Mas, após evitar os jornalistas, Dilma acabou falando: — Isso é uma falsidade! Não vou ficar batendo boca sobre isso. É uma falsidade! Dutra disse que estava ansioso para ouvir perguntas sobre as declarações de Serra: — Lamento profundamente esse tipo de declaração. Só posso atribuir isso ao fato de o Serra estar enfrentando um grau de estresse acima do suportável, ou que esteja com pesquisite aguda — ironizou o petista.

Ao ser informado de que o PPS pediu à Procuradoria da República investigação sobre a denúncia, Dutra disse que não está preocupado com a menção de dossiê “que o comando da campanha não encomendou nem autorizou ninguém a fazer”.

— Já respondi ao Sérgio Guerra que isso é uma patifaria. Serra, infelizmente, está indo para o mesmo caminho do presidente do partido dele. E o nome disso só pode ser desespero. Nunca responsabilizamos o Serra sobre as baixarias que aparecem na internet, contra a Dilma. Seria absurdo se o fizéssemos.

Nenhum comentário: