sábado, 3 de julho de 2010

Curvas diferentes

DEU EM O GLOBO

Ao contrário do Ibope, Datafolha mostra Serra com 39% e Dilma com 38%, num empate técnico

Tatiana Farah e Marcelle Ribeiro

Diferentemente do que mostrara resultado do Ibope divulgado no dia 23 de junho, o candidato tucano à Presidência, José Serra, aparece numericamente à frente da petista Dilma Rousseff, num empate técnico, segundo pesquisa do Datafolha divulgada ontem pela "Folha de S. Paulo". De acordo com o Datafolha, Serra tem 39% das intenções de voto, e Dilma, 38%. Em relação à última consulta do mesmo instituto, o tucano subiu dois pontos e a petista, um, numa curva diferente da que apontara o Ibope - na qual a petista tinha subido e estava cinco pontos à frente do tucano (40% a 35%), que tinha caído.

No Datafolha, Marina Silva, candidata do PV, aparece em terceiro lugar, com 10% das intenções de voto. No Datafolha, ela oscilou dois pontos para baixo, já que tinha 10% na consulta anterior do instituto. Na do Ibope, ela aparecia com 9%.

Ao comentar a diferença nos resultados, o diretor do Datafolha, Mauro Paulino, disse ontem que é preciso levar em conta as datas das entrevistas e as metodologias empregadas:

- Há características de metodologias e estratégias diferentes de cada instituto. E têm de ser observados os históricos de cada instituto. O Datafolha já destoou outras vezes dos outros institutos e estava certo. E as pesquisas foram realizadas em períodos diferentes - diz Paulino, lembrando que as entrevistas para a sua pesquisa foram realizadas em 30 de junho e 1º de julho, enquanto as do Ibope foram feitas em 19 e 20 de junho.

Empate também no segundo turno

A diretora executiva do Ibope, Marcia Cavallari, não quis falar sobre a pesquisa divulgada no dia 23 passada, que apontava Dilma na frente. Segundo sua assessoria de imprensa, não faria sentido ela falar sobre uma "pesquisa antiga", uma vez que o Ibope estava concluindo ontem outro levantamento, encomendado pela Associação Comercial de São Paulo, que deve ser divulgado neste fim de semana pelo jornal da entidade, o Diário do Comércio. Essa pesquisa foi registrada dia 28 no Tribunal Superior Eleitoral (SE) sob o número 17245/2010 e só poderá ser divulgada cinco dias depois, ou seja, a partir de hoje.

Para Paulino, o mais importante da pesquisa Datafolha é que ela mostra o "cenário embolado", em que os candidatos Serra e Dilma estão numa situação de equilíbrio.

- Mesmo com resultados diferentes, todas as pesquisas estão mostrando uma situação de equilíbrio. A diferença (entre um instituto e outro) não é tão grande assim. Não dá para nenhum candidato sorrir ainda. Está embolado mesmo. É um cenário parecido com o jogo Brasil e Holanda: qualquer erro pode ser fatal.

A pesquisa Datafolha foi realizada com 2.658 eleitores em 163 cidades, nos dias 30 de junho e 1º de julho último e registrada no TSE sob o número 17162/2010. Mostra que 4% dos entrevistados responderam que vão votar nulo ou em branco. Em maio, eram 5%. Os indecisos oscilaram de 9% para 8%. Foi o primeiro levantamento realizado após a exibição dos programas eleitorais de PSDB, PPS, PTB e DEM.

O empate técnico entre Dilma e Serra se repete na pesquisa espontânea, na qual os entrevistados dizem em quem pretendem votar, sem a apresentação de uma lista. Dilma subiu de 19% para 22%, e Serra, de 14% para 19%. Os que declararam que vão votar no candidato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva somam 4%. Já os entrevistados que afirmaram que vão votar no próprio Lula permanecem em 5%. O número de indecisos caiu de 49% para 42%.

Há empate técnico também no cenário para o segundo turno, com vantagem para Serra: o tucano surge com 47% das intenções de voto, e a petista, com 45%. Na pesquisa anterior sobre segundo turno, Serra tinha 45% e Dilma, 46%.

A rejeição a Serra caiu de 27%, em maio, para 24%. O percentual dos que disseram que não votariam em Dilma se manteve em 20%.

O índice de eleitores que declararam ter visto alguma propaganda de José Serra na televisão nos últimos 30 dias saltou de 29% para 50%. O tucano apareceu nos programas e inserções do PSDB, DEM, PPS e PTB. Já o índice dos que viram Dilma em propagandas na TV caiu de 37% para 34%.
A popularidade do presidente Lula alcançou novo recorde: 78% consideraram o governo dele ótimo ou bom. Em maio, esse índice era de 76%. Os que avaliaram a gestão como regular foram 17% e os que a acham ruim ou péssima somam 4%.

Nenhum comentário: