quinta-feira, 29 de julho de 2010

Equipes de Jarbas e Serra afinam o discurso político

DEU NO JORNAL DO COMMERCIO (PE)

Coordenador nacional da campanha presidencial do tucano colhe, junto aos auxiliares de Jarbas, sugestões para o programa de governo de Serra. Aproveita para acusar o PT de copiar propostas

O coordenador nacional do programa de governo do candidato a presidente José Serra (PSDB), Xico Graziano, saiu do Recife, ontem, com as propostas do candidato ao governo de Pernambuco, senador Jarbas Vasconcelos (PMDB), anotadas. Mas pediu para que as prioridades tivessem seus custos detalhados. Entre as urgências apontadas pelo candidato ao governo estão uma Sudene voltada para o semiárido nordestino, o Canal do Sertão, a expansão da BR-232 e as chamadas Escolas em Tempo Integral da gestão Jarbas (agora, segundo jarbistas, mal-reformuladas para Escolas de Referência pelo governo do adversário Eduardo Campos). Graziano reuniu-se, ontem, no Golden Tulip Hotel, em Boa Viagem, com a equipe do programa de Jarbas, encabeçada por Cláudio Marinho.

Graziano pediu para quantificarmos os projetos com os valores. Serra é economista, criterioso, quer obras exequíveis, explicou Marinho. O coordenador de Serra foi ainda mais taxativo ao exemplificar o estilo do tucano e, ao mesmo tempo, dar uma estocada no presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT): Há (em Pernambuco) uma ideia de desviar a BR-101 e fazer um Rodoanel. Tudo bem, mas o estilo Serra é o seguinte: quanto custa? Precisa saber a viabilidade. Não vamos sair por aí prometendo ilusões, não é nosso estilo e não vamos fazer isso.

O coordenador nacional disse estar indo aos Estados para discutir, com os candidatos a governador aliados, diretrizes, propostas e viabilidade de projetos que dependem do governo federal. Exemplo: o metrô do Recife está parado, precisa comprar trem e isso depende do governo federal. É bom para o Jarbas, para a população, mas se o presidente da República não endossar não adianta nada falar que vai fazer. O senador esteve rapidamente na reunião, pois saiu para gravar para o guia eleitoral. Antes, pediu a palavra para elogiar a iniciativa de José Serra de tentar unificar a visão nacional e local. Serra mandar ouvir os Estados é uma coisa nova. Muitas vezes, prioridades do governo federal não são prioridades dos Estados, comentou Jarbas. O governo Lula não fez irrigação. O Canal do Sertão não saiu do papel,completou. O ex-deputado federal Oswaldo Coelho (DEM) estava presente e reivindicou investimentos em irrigação.

Achei muito interessante as propostas sobre o semiárido e a educação. Quando levar para o Serra, talvez ele venha conhecer o modelo de escola integral implantada na época de Jarbas, disse Graziano. O governo Eduardo é um governo de continuidade. Ele muda os nomes, mas continua nossas obras estruturadoras. Eduardo sabe que deixamos o Estado programado para aumentar as escolas em tempo integral. O que ele fez? Expandiu nosso modelo, mas sem obedecer o conceito. Ganhou quantidade e perdeu muito em qualidade.

PLÁGIO

Xico Graziano evitou dar detalhes sobre o programa de governo de Serra e disse que as propostas finais podem não ser divulgadas porque a turma da Dilma copia. O coordenador afirmou que o PT se apropriou das ideias" dos tucanos para utilizá-las na campanha de Dilma. Citou como exemplo a intenção do tucano de desonerar as empresas de saneamento básico.

Nenhum comentário: