segunda-feira, 5 de julho de 2010

Ibope: Sudeste puxou crescimento de Serra

DEU EM O GLOBO

Pelos novos números do Ibope, José Serra (PSDB) cresceu cinco pontos no Sudeste e chegou a 41%, contra 34% de Dilma Rousseff (PT). O levantamento anterior, de 23 de Junho, apontou 37% para Dilma e 36% para Serra na região. O tucano também subiu no Norte e no Centro-Oeste. Nas três regiões, Dilma caiu. No Sul, os dois cresceram. No resultado geral, o Ibope deu empate de Dilma e Serra em 39%.

PT e PSDB apostam no horário eleitoral para assumir dianteira

Para petistas e tucanos, campanhas estão no rumo certo

Luiza Damé

BRASÍLIA. A pesquisa Ibope de intenção de voto para presidente revelou, segundo os petistas, que a campanha da candidata Dilma Rousseff está no rumo certo. Já os tucanos avaliam que o candidato José Serra voltou a crescer porque se expôs mais e mostrou o que poderá fazer pelo país. Tanto petistas como tucanos entendem que, só depois do começo da propaganda eleitoral na TV, as pesquisas passarão a refletir diretamente como os eleitores reagem aos candidatos.

- A pesquisa mostrou o que já achávamos: que o jogo está empatado, e assim vamos chegar ao horário eleitoral. O dados mostram uma maior exposição de Serra, que só não foi melhor capitalizada por causa da Copa do Mundo - disse o líder do PSDB na Câmara, João Almeida (BA).

O crescimento de Serra no Sudeste, segundo Almeida, é resultado de uma maior movimentação do candidato na região. Para o tucano, a maior exposição pode até não mudar votos, mas aumenta o conhecimento dos eleitores em relação ao presidenciável.

- As oscilações que temos hoje estão dentro da expectativa. Temos uma candidata que se esconde e quer parecer a imagem de um presidente com popularidade absurda e um candidato que se expõe porque tem o que mostrar ao país. Vamos ver isso melhor quando um estiver na frente do outro ou um depois do outro. Mas isso só na segunda quinzena de agosto - argumentou.
O secretário de Comunicação do PT, deputado André Vargas (PR), disse que a pesquisa Ibope mostra que a disputa, neste momento, está empatada entre os dois candidatos, mas a petista tem uma curva ascendente. Para ele, o eleitorado ainda não está preocupado com as eleições.

- O fato é que ainda não tem eleição para boa parte das pessoas. Mas, para nós, o cenário é muito bom, porque imaginávamos que estaríamos a uns cinco ou dez pontos atrás no começo da campanha. Afinal, não diziam que não tínhamos uma candidatura competitiva? Eles (tucanos) é que devem estar preocupados, porque a candidatura estacionou - afirmou.

Vargas e o líder do governo na Câmara, Cândido Vaccarezza (PR-SP), disseram não ver motivos para mudanças na campanha de Dilma.

- Agora é consolidar os palanques nos estados e botar a campanha na rua. A palavra de ordem é mobilização - disse Vargas.

- O importante é que Dilma está na frente na espontânea. Nós temos uma curva com viés de subida, e eles, com viés de descida. Muitos não sabem que ela é a candidata do Lula. O cenário mais preciso só teremos após o horário eleitoral - disse Vaccarezza.

Indio da Costa se reúne com equipe da campanha de Serra

Candidato a vice na chapa de Serra, o deputado federal Indio da Costa (DEM-RJ) passou o seu primeiro fim de semana, após ser escolhido para o posto, fechado em reuniões com a equipe de campanha, em São Paulo. Até ontem à noite, o vice não havia se reunido com Serra nem com líderes tucanos.

Nenhum comentário: