quinta-feira, 29 de julho de 2010

Marco Aurélio diz que Serra já perdeu

DEU EM O GLOBO

Coordenador do programa de governo de Dilma afirma que ela já ganhou e que tucano encerra carreira no 1º turno

Maria Lima e Gerson Camarotti

BRASÍLIA. Na estratégia de carimbar no candidato tucano o rótulo de "direita", o coordenador do programa de governo da candidata Dilma Rousseff (PT), Marco Aurélio Garcia, engrossou ontem uma dura reação ao tucano José Serra, deixando escapar um até então escamoteado otimismo de vitória do PT no primeiro turno das eleições. Em entrevista à TV/PT, para contra-atacar críticas dos adversários à política externa brasileira, o também assessor especial do presidente Lula disse que Serra corre em direção à "direita mais raivosa" e que sua carreira terá um "final melancólico" já no primeiro turno.

- Em realidade eu fico constrangido de ver uma pessoa que teve um passado de esquerda como o José Serra ter corrido tanto na direção da direita, daquela direita mais raivosa e atrasada - disse Marco Aurélio Garcia, concluindo que ele será derrotado em outubro: - Me parece um final melancólico da sua carreira política, porque eu acho que a sua carreira política terminará no dia 3 de outubro.

As críticas de Marco Aurélio Garcia foram motivadas por declarações de Serra condenando a política brasileira de ajudar financeiramente os vizinhos Paraguai e Bolívia. Ele começou dizendo, na entrevista à TV do PT divulgada no site do partido, que essa posição mostra uma visão "muito tacanha" do tucano em relação à América do Sul. Garcia disse que Serra criticou mais especificamente o fato de o governo Lula estar fazendo "filantropia" com os vizinhos:

- Não podemos ser uma ilha de prosperidade em meio a um oceano de desigualdade. Queremos um crescimento solidário com os países da região. Isso tem não só um significado muito grande do ponto de vista dos valores, mas uma implicação do ponto de vista econômico. Estamos construindo um grande mercado de bens de consumo que beneficiaria também a economia brasileira.

Marco Aurélio disse ainda que as críticas de Serra à política externa do governo Lula revelam o que Nelson Rodrigues chamou de "complexo de vira-latas", de quem se acostumou, no passado, a ser um país acanhado, sem ambição e submisso ao grandes países.

Nenhum comentário: