sexta-feira, 9 de julho de 2010

No Rio, Serra promete metrô de superfície

DEU EM O GLOBO

Em primeiro ato oficial de campanha na cidade, candidato anda de trem com Indio, o vice na sua chapa

Natanael Damasceno e Rafael Galdo

Em seu primeiro ato oficial de campanha no Rio, o candidato do PSDB à Presidência, José Serra, viajou ontem de trem, da Central do Brasil até Bangu, na Zona Oeste, e fez promessa para melhorar os transportes públicos da cidade: transformar os trens da SuperVia em metrô de superfície. De acordo com Serra, seria uma solução mais barata do que construir novas linhas de metrô e poderia ser estendida a todo o país.

- É possível fazer isso com pouco investimento, muito menos do que construindo um metrô novo. Afinal de contas, é só trocar as composições e melhorar os sistemas de controle. Isso aumenta a frequência de trens, diminui a superlotação e dá mais conforto aos passageiros. Portanto, tem um retorno social muito maior - disse Serra.

Candidato ouve queixas sobre expansão lenta

A expansão do metrô, segundo o tucano, aconteceria nos moldes do que foi feito em São Paulo, quando ele era governador. Como mostrou O GLOBO em abril, o metrô paulista deve fechar o período 2007-2010 com dez novas estações e uma expansão de 16 quilômetros. Já no Rio, no mesmo período, o metrô ganhou uma estação, a de Ipanema, e tem outra em construção, a da Cidade Nova. Para isso, foram só mais 800 metros de trilhos, além de 1,3 quilômetro de viadutos e o 1,2 quilômetro de vias duplas para a abertura da Linha 1A, ligando a Pavuna a Botafogo.

O avanço a passos lentos nos transportes do Rio foi motivo de algumas das principais reclamações feitas por passageiros a Serra em seu percurso de trem até Bangu. A viagem do candidato foi numa das composições reformadas da SuperVia, com ar condicionado. Ele partiu da Central ao lado de seu candidato a vice, o deputado Indio da Costa (DEM-RJ), às 15h15m - hora de pouco movimento e longe da superlotação que os usuários costumam enfrentar nos horários de rush. Sem transtornos, 55 minutos depois, no tempo previsto, chegou a Bangu.

No caminho, Serra ouviu reivindicações para as áreas de saúde, educação e segurança. Depois, durante um corpo a corpo de quase duas horas no calçadão de Bangu e num shopping, o candidato fez uma série de promessas para essas áreas.

Na saúde, Serra disse que pretende implementar o programa "Mãe Brasileira", semelhante ao projeto "Mãe Paulistana", que ele criou em seu governo em São Paulo. Pela proposta, as grávidas teriam acompanhamento de um único médico em toda a sua gestação, ganhariam seis exames pré-natais e teriam acompanhamento no pós-parto, num posto de saúde perto de casa.

Serra disse também que criará 150 Ambulatórios Médicos de Especialidades (Ames), clínicas que, além de consultas, realizariam exames de imagem e laboratoriais, para desafogar os hospitais. Os mutirões para tratamento de doenças como catarata, pressão alta e varizes, feitos no período em que Serra era ministro da Saúde, seriam retomados. Para os deficientes físicos, o tucano disse que vai implantar uma rede de reabilitação. As melhorias, segundo ele, vão ser em todos os estados e municípios, independentemente de seus governantes.

- Eu, no governo, trabalho com todo mundo. Não importa a cor das carteirinhas partidárias. Trabalho com as pessoas - disse o candidato.

Tucano promete um milhão de vagas no ensino técnico

Ao falar de suas metas para educação, Serra disse que dará mais espaço ao ensino técnico, abrindo oportunidades para jovens no mercado de trabalho.

- Temos que ter ensino médio no Brasil para dar profissão aos jovens. Por isso, vamos criar um milhão de vagas novas no ensino técnico. Vamos fazer o ProUni do ensino técnico e o ProTec, para dar bolsa para quem só tem a escolha de cursar o ensino técnico em escolas particulares - prometeu, dizendo-se satisfeito com os resultados de São Paulo no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) divulgados esta semana pelo Ministério da Educação.

Na área da segurança, o candidato a presidente reafirmou sua proposta de criação de um ministério específico da área, para combater crimes como o de contrabando.

Além de Indio da Costa, Serra foi acompanhado na caminhada em Bangu pelo candidato a vice-governador da chapa de Fernando Gabeira (PV), o tucano Márcio Fortes; pela vereadora Lucinha (PSDB); pelo ex-secretário municipal de Transportes do Rio, Arolde de Oliveira (DEM); e pelo presidente nacional do DEM, Rodrigo Maia.

Nenhum comentário: