quinta-feira, 29 de julho de 2010

Serra diz que fez acontecer os genéricos

DEU NO JORNAL DO COMMERCIO (PE)

PALMAS - O candidato do PSDB à Presidência, José Serra, admitiu anteontem à noite, em Palmas (TO), que não foi o inventor dos genéricos, mas sim o responsável por fazer acontecer a venda de medicamentos com preço inferior, porém seguindo o mesmo padrão de qualidade dos remédios com nome fantasia. Em discurso para cerca de dois mil aliados políticos e empresários na casa da senadora Kátia Abreu (DEM), o candidato tucano afirmou que o projeto foi de iniciativa do então vice-líder do governo, Ronaldo César Coelho (PSDB). Não fui eu que inventei o genérico. O genérico já existia, eu nem sabia quando eu assumi o Ministério da Saúde. No meu discurso, não tinha a palavra genérico. Um dia, Ronaldo César Coelho, que é banqueiro e amigo nosso, disse: tem esse negócio de genérico, você não quer dar uma olhada. Eu disse: boa briga, vamos em frente, contou o tucano.

Na disputa por votos na eleição deste ano, a candidata petista Dilma Rousseff tenta desconstruir a imagem de que Serra detém a paternidade sobre os genéricos. O tucano listou ainda o programa de DST/Aids como outra iniciativa de sua gestão à frente do Ministério da Saúde, porém idealizada por outras pessoas. Toquei o programa da Aids para acontecer na prática, mas não foi ideia minha. Algumas coisas eu tive ideia. Por exemplo, na Saúde, tive a ideia de fazer a vacina da gripe, de fazer mutirões (de saúde). O Instituto do Câncer, um dos melhores da América Latina, foi ideia minha, afirmou.

Nenhum comentário: