quarta-feira, 21 de julho de 2010

Serra diz que PT quer intimidar procuradora com ameaça de ação

Candidato do PSDB lembra de caso da quebra de sigilo de Eduardo Jorge.

Presidente do PT diz que partido estuda ação contra Sandra Cureau.

Eduardo Bresciani Do G1, em Goiânia


O candidato do PSDB à Presidência da República, José Serra, afirmou nesta terça-feira (20) que o PT quer "intimidar a Justiça" ao ameaçar processar a vice-procuradora-geral eleitoral, Sandra Cureau. O presidente do PT, José Eduardo Dutra, já confirmou que o partido estuda uma ação contra a integrante do Ministério Público.

"É para intimidar a Justiça, sem dúvida nenhuma. Acho que não vai conseguir, mas é para intimidar", afirmou o candidato em entrevista após exposição na Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg).

A ação que o PT estuda tem como base uma declaração de Cureau à imprensa de que poderia entrar com representação contra o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva por este ter mencionado a petista Dilma Rousseff em evento sobre o trem bala que ligará São Paulo ao Rio de Janeiro.

Ao falar da ação, Serra lembrou o caso da quebra de sigilo de Eduardo Jorge, vice presidente do PSDB, e do suposto dossiê que estaria sendo feito pela campanha de sua adversária.

"Quando se falou de dossiê, da baixaria que eles estavam preparando, eles também entraram com pedidos de esclarecimentos, mas hoje está mais do que comprovado um crime contra a constituição feito na violação do sigilo fiscal de um dirigente do PSDB", afirmou o candidato tucano.

Serra não quis comentar os processos movidos pelo PT contra seu vice, Indio da Costa (DEM). Em entrevista a um portal vinculado ao PSDB, Indio afirmou que o PT é vinculado às Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) e ao narcotráfico. O candidato do PSDB disse que não via mais responder sobre o tema porque já comentou na segunda-feira (19). Na ocasião, Serra afirmou que "todo mundo sabe" que o PT tem relações com as Farc.

MST

O candidato afirmou na entrevista ainda que Organizações Não-Governamentais ligadas ao Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST) estariam fazendo campanha para a petista Dilma Rousseff. Ele brincou com o tema: "Parafraseando Fernando Sabino, como já disse um advogado, tudo vale a pena se a multa é pequena". Serra disse ainda que o MST está recebendo dinheiros públicos para realizar invasões de terra.

O tucano criticou ainda "loteamentos" na máquina pública federal com a distribuição de cargos entre aliados. Na entrevista, ele focou as críticas à Infraero, que seria "a mais incompetente das empresas federais", e ao Departamento Nacional de Infraestrutura (Dnit).

Serra afirmou ainda que o melhor caminho para melhorar o sistema tributário é fazendo mudanças pontuais. Segundo ele, uma reforma acaba sendo difícil de fazer porque acaba virando uma negociação entre setores. Uma das prioridades, segundo ele, é a unificação da legislação do Imposto sobre Comercialização de Mercadorias e Serviços (ICMS).

Genéricos

O tucano reagiu ainda à atribuição por Dilma ao PSB da implantação dos genéricos no Brasil.
"Todo mundo no Brasil sabe do meu papel a respeito dos genéricos, não vou perder tempo dando explicações, e só ela se informar mais que não falara isso".

Nenhum comentário: