quarta-feira, 14 de julho de 2010

Serra e Marina criticam criação de novas estatais

DEU NA FOLHA DE S. PAULO

Tucano aponta risco de corrupção na área de seguros

Candidata do PV ataca a suposta incoerência dos seus adversários, que defendem a criação de novos ministérios

João Carlos Magalhães
ENVIADO ESPECIAL A SÃO LUÍS
Bernardo Mello Franco
ENVIADO ESPECIAL AO RIO

O candidato do PSDB à Presidência, José Serra, disse ontem em São Luís (MA) que a criação da EBS (Empresa Brasileira de Seguros) é "um perigo", pois a estatal pode virar um foco de corrupção.

"A princípio, eu não achava necessário criar mais uma empresa de seguros. Porque empresa de seguro é uma área potencialmente de muita corrupção. É um perigo."

Segundo Serra, em uma empresa desse tipo, "é muito difícil [controlar a ação de corruptos], pelo tipo de atividade, de você correr riscos maiores, menores. É uma coisa muito subjetiva".

Mais fácil, disse, seria "plantar batatinha": "Aí você sabe quanto você põe, você tira, pega o peso. Seguro é uma área mais complicada".

No Rio, a candidata do PV, Marina Silva, evitou opinar sobre a EBS, mas criticou a proliferação de estatais sob Lula e a incoerência dos adversários que prometem novos ministérios.

Serra já propôs a criação do Ministério da Segurança Pública, e Dilma Rousseff (PT), um Ministério da Micro e Pequena Empresa.

"Em período eleitoral, um cria um ministério aqui, outro cria uma estatal acolá, e vira um concurso de quem propõe mais coisas. Como todos falam que o Estado tem que ser eficiente, há uma contradição muito grande", disse a candidata.

Marina almoçou com 180 empresários na Associação Comercial do Rio, onde prometeu cortar gastos e elogiou as privatizações de FHC. O presidente da entidade, José Luiz Alquéres, exaltou a escolha do vice Guilherme Leal: "É muito grata a referência de a senhora ter recebido como vice um de nós".

Já em São Luís, Serra criticou a aliança de Lula com José Sarney: "Vocês não vão pegar nenhum vídeo meu xingando alguém que depois virou meu amigo. Não tem isso. Pode procurar", disse. "Não tenho problemas com o meu passado. Não tenho que ficar explicando", afirmou.

Nenhum comentário: