sexta-feira, 23 de julho de 2010

Serra faz desafio ao PT

DEU NO JORNAL DO COMMERCIO PE)

Presidenciável tucano ataca adversários e exige que Dilma e o PT afirmem explicitamente que não têm vínculos com as Farc

PORTO ALEGRE O candidato do PSDB à Presidência da República, José Serra, provocou sua concorrente Dilma Rousseff e o PT a dizerem explicitamente que não têm vínculos com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), durante entrevista à Rádio Guaíba, ontem, em Porto Alegre. Perguntado pelo jornalista Juremir Machado da Silva sobre a derrapagem que seu vice Indio da Costa (DEM) teria cometido ao tentar vincular o PT ao grupo guerrilheiro colombiano, Serra saiu em defesa de seu companheiro de chapa e aproveitou para atacar seus adversários.

O tucano considerou que Indio da Costa disse uma banalidade ao fazer a associação e afirmou que há evidências abundantes de que os integrantes das Farc são sequestradores, cortam a cabeça de gente de gente, são terroristas e fazem narcotráfico para, na sequência, afirmar que eles vieram ao Brasil e aqui (foram) abrigados. O próprio principal assessor da Presidência de relações exteriores os trata como não terroristas. No fundo, companheiros meio equivocados, prosseguiu, sem indicar exatamente a quem se referia.

Em meio às respostas, Serra ressalvou duas vezes que não estava qualificando os petistas de narcotraficantes, deixando implícito que as vinculações que vê e que não considera explicadas são de outra ordem. Que os petistas sejam narcotraficantes isso o Indio nunca pensou e nem eu, reiterou, sustentando que seu vice disse é que o PT é aliado a uma força que pratica narcotráfico. Depois, passou às cobranças.

Curiosamente ninguém do PT veio (explicar), e estão devendo essa explicação, inclusive Dilma Rousseff, para dizer que eles não tinham nada com as Farc, disparou. Você viu algum petista, inclusive Dilma, explicando porque o PT é ligado às Farc, ou negando isso?, indagou.

Ao defender seu vice, Serra lembrou que Indio da Costa já venceu quatro eleições e teve mais votos que o vice de Dilma, Michel Temer (PMDB-SP), a quem considera eleito na repescagem em 2006. Citou também que o democrata foi líder importante do Projeto Ficha Limpa, escreveu livros sobre administração e tem experiência executiva. Na minha opinião, ele é melhor que os outros dois, ressaltou, referindo-se a Temer e também a Guilherme Leal (PV), que, afirmou, não fez nada na vida pública.

Nosso vice foi escolhido por suas virtudes, não foi por nenhum troca-troca de cargos, comparou. Por exemplo, Lula não queria o vice (de Dilma), mas teve que engolir Temer para não desagradar o PMDB. É mercadoria. No nosso caso, é política e ideologia, atacou.

DECISÃO

Enquanto Serra referendou parte dos ataques do seu vice ao partido de Dilma, o Tribunal Superior Eleitoral decidiu ontem que o PT terá direito de resposta às declarações de Indio da Costa sobre uma suposta ligação do partido às Farc e ao narcotráfico.

Pela decisão do ministro Henrique Neves, o PT terá direito a publicar por dez dias uma resposta às afirmações de Indio. A mensagem será veiculada no site Mobiliza PSDB, que publicou originalmente a entrevista do vice de Serra.

Na entrevista ao site tucano, o vice de Serra disse que todo mundo sabe que o PT é ligado às Farc, ao narcotráfico, ligado ao que há de pior. Para o ministro do TSE, o tom ofensivo é evidente. Em parecer, a vice-procuradora-geral eleitoral Sandra Cureau disse que Indio difamou o PT: O discurso proferido atingiu a imagem do PT com nítido caráter difamatório.

A procuradora sugeriu que o direito de resposta fosse publicado no site da Folha de S.Paulo, que repercutiu as declarações de Indio, e que a Folha tirasse a reportagem da internet, mas o TSE negou os pedidos.

Nenhum comentário: