segunda-feira, 5 de julho de 2010

Tucano vai propor estado mais ativo; petista destaca programas sociais

DEU EM O GLOBO

No registro no TSE, candidatos têm de mostrar planos
Silvia Amorim e Regina Alvarez

SÃO PAULO e BRASÍLIA. Em documento intitulado "Diretrizes do Programa de Governo", concluído no fim de semana, a campanha do presidenciável José Serra (PSDB) elegeu a área de planejamento do governo Luiz Inácio Lula da Silva como principal munição a ser usada contra Dilma Rousseff (PT). O material ataca a gestão petista em relação ao nível dos investimentos, prega um Estado mais ativo e defende que a discussão sobre privatizações está ultrapassada.

A versão final do texto foi entregue a Serra na noite de sexta-feira. Sem detalhamento de propostas, o documento cumpre dois papéis. O primeiro é político: definir pontos fundamentais do discurso da oposição. O segundo é formal: atender a uma exigência da legislação eleitoral que obriga os candidatos a cargos majoritários a entregarem um material sobre o programa de governo no ato do pedido de registro de candidatura. O prazo para registro termina hoje.

Para corroborar a tese, o documento traz números. Consta no texto que, em 2009, Lula aplicou só R$15 bilhões em investimentos, apesar de constar do orçamento previsão de R$57 bilhões. Também é citado um levantamento da Fundação Dom Cabral que mostra o país em 123º lugar entre 134 países quanto à eficiência dos portos.

Programa de Dilma amplia o Bolsa Família

O PT também deve apresentar hoje ao Tribunal Superior Eleitoral, junto com o pedido de registro da candidatura de Dilma Rousseff, as linhas gerais de um programa de governo ainda em construção. Esse esboço, disponível no site de Dilma, contém propostas para a área social, o meio ambiente, a indústria e a agricultura, destacando programas como o Bolsa Família, marca do governo Lula.

O programa promete manter e ampliar o Bolsa Família e implantar novos programas "com o propósito de erradicar a miséria na década que se inicia". Na área da educação, a meta é priorizar a qualidade do ensino, com o treinamento e melhoria da remuneração de professores, bolsas de estudo e salas de aula informatizadas, com banda larga.

Outra promessa é proteger crianças e jovens da violência e das drogas. E disseminar pelo país creches, pré-escolas e escolas infantis. Na saúde, o programa prevê mais recursos para Sistema Único de Saúde (SUS). Também fala em manter a transparência dos gastos públicos e combater a corrupção.

Nenhum comentário: