sábado, 14 de agosto de 2010

Datafolha: Dilma sobe e abre 8 pontos sobre Serra

DEU EM O GLOBO

Petista estaria hoje a apenas três pontos de vencer no primeiro turno

Pesquisa Datafolha divulgada ontem mostra que a candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, abriu vantagem de oito pontos sobre seu principal adversário, José Serra, do PSDB. Pela consulta, feita entre 9 e 12 de agosto, Dilma subiu cinco pontos em relação à pesquisa de julho, passando de 36% para 41% das intenções de voto. Já Serra perdeu quatro pontos, recuando de 37% em julho para 33% agora. Marina Silva, candidata do PV, manteve os mesmos 10% de antes. Os demais candidatos não chegaram a 1%. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. Segundo o Datafolha, considerando-se apenas os votos válidos, a candidata do presidente Lula estaria hoje a apenas três pontos da vitória no primeiro turno. Os caciques tucanos dizem que o resultado não desanima e apostam no início do horário eleitoral gratuito. E os petistas, mesmo animados, evitam o clima de "já ganhou".

Dilma abre distância

Datafolha: petista tem 8 pontos de vantagem sobre Serra e está perto de vencer no 1º turno

Jailton de Carvalho, Cristiane Jungblut e Isabel Braga

BRASÍLIA - A ex-ministra Dilma Rousseff (PT) abriu uma vantagem de oito pontos sobre o ex-governador José Serra (PSDB) na disputa pela Presidência da República, segundo pesquisa Datafolha divulgada ontem. Pela pesquisa, Dilma está com 41% das intenções de voto, contra 33% de Serra. Marina se mantém em terceiro lugar, com 10% da preferência do eleitorado.

Esta é a primeira vez em que Dilma aparece à frente de Serra nas pesquisas do Datafolha. Até então, Serra liderava a disputa. Em relação à pesquisa anterior, de julho, a petista cresceu cinco pontos, e o tucano perdeu quatro.

Pelos cálculos do instituto, se forem excluídos os votos em branco, nulos e indecisos, e a contagem levar em conta só os votos válidos, Dilma estaria a três pontos de vencer no primeiro turno. A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos. A pesquisa foi encomendada pela Rede Globo e pelo jornal Folha de S. Paulo.

O universo de eleitores que declaram voto em branco e nulo ou que ainda não sabem em quem votar é de 9%. Num eventual segundo turno, Dilma também está com oito pontos à frente de Serra. A ex-ministra tem 49% das intenções de voto, contra 41% do tucano. Ela subiu três pontos em relação à pesquisa anterior. Passou de 46% para 49%. Serra caiu de 45% para 41%. O total de votos em branco, nulos e indecisos é de 5%.

Para tucanos, resultado distorcido

Os tucanos atribuíram a vantagem de Dilma ao fato de a petista ter sido entrevistada em primeiro lugar pelo Jornal Nacional, na última segunda-feira, e Serra ter sido o último, quarta-feira. A pesquisa colheu opiniões até anteontem: A pesquisa de hoje está distorcida por um acontecimento óbvio: a presença de Dilma no JN. Serra se saiu muito melhor que ela, mas os entrevistados só puderam responder com base na entrevista dele na quinta-feira. Para Dilma, foram quatro dias seguidos da pesquisa.

Isso tem um impacto enorme, são 70 milhões de telespectadores disse o presidente nacional do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE).

Amigo de Serra, o deputado tucano Jutahy Junior (BA) esteve ontem de manhã com o candidato, que visitou a Bahia. Jutahy disse que procurou saber se a pesquisa incluiria entrevistas ontem. Como descobriu que não, imaginou que haveria uma diferença a favor da petista: Demos azar. A pesquisa pegou 100% dos entrevistados tendo visto Dilma no JN. Três vezes mais pessoas viram a Dilma e, no caso do Serra, um dia apenas da pesquisa. A Dilma fez um comício eletrônico para 40 milhões de telespectadores, dá distorção.

Eu disse ao Serra que era impossível ela não ter vantagem e ele afirmou: não há dúvida. Todos as pesquisas feitas depois que candidatos aparecem nos programas mostram o crescimento dos candidatos.

Jutahy afirmou que o resultado da pesquisa não desanimará a campanha tucana: Não desanima. Vamos à luta.

No horário eleitoral, vamos mostrar que Serra é mais preparado e vamos ganhar.

Já o PT comemorou. A avaliação dos dirigentes da campanha da petista é que a pesquisa mostra que Dilma está conseguindo se firmar na disputa, mostrando suas qualidades, e não só aparecendo como a favorita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Os petistas evitam falar em vitória no primeiro turno, mas alguns creem que isso poderá ocorrer, apesar de ressaltarem que ainda é cedo e que o horário eleitoral sequer começou.

O líder do governo na Câmara, deputado Cândido Vaccarezza (PTSP), disse acreditar que o PSDB não escolheu o melhor candidato para disputar com Dilma.

A eleição não terminou. Está cada vez mais claro que, quando a Dilma se expõe, o povo prefere a Dilma ao Serra. O candidato Serra cometeu muitos erros: assumiu um discurso radical, do velho PFL, e depois vestiu o papel de cordeiro. O povo não é bobo. A disputa é dura, o que sabemos é que Dilma está no segundo turno. O Serra é um candidato fraco disse Vaccarezza.

Petista evita clima de já ganhou

O secretário de Comunicação do PT, deputado André Vargas (PR), atribuiu a vantagem de Dilma ao reconhecimento do governo Lula pela população e ao bom momento da economia. Porém, ele afirmou que não pode haver salto alto.

A pesquisa é muito positiva.

Mas não podemos entrar no clima do já ganhou.

No Twitter, o presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), candidato a vice na chapa de Dilma, parabenizou a colega. A pesquisa foi feita de segunda a quinta-feira. Foram ouvidos 10.856 eleitores em 382 municípios.

O levantamento mostra que Lula mantém os índices de popularidade: 77% o consideram ótimo ou bom, 18%, regular e 4%, ruim.

Alfredo Sirkis, um dos coordenadores da campanha de Marina Silva, disse que o resultado da pesquisa é bom para a candidata. Para ele, Marina está consolidada numa boa posição e deverá crescer com o início dos programas eleitorais gratuitos na TV e no rádio: Muita água ainda vai rolar debaixo dessa ponte. Em breve, as pesquisas vão mostrar quem pode derrotar a Dilma e o Serra afirmou Sirkis.

Nenhum comentário: