sábado, 21 de agosto de 2010

Enquanto... Lula afirma que pedágio em São Paulo "é roubo"

DEU EM O GLOBO

Leila Suwwan

OSASCO (SP) – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a candidata Dilma Rousseff (PT) atacaram duramente, ontem o PSDB e o DEM. Dilma falou que o a chapa adversária representa uma "ameaça" ao ProUni. E Lula chamou de "roubo" os valores do pedágio das rodovias paulistas.

- Se quiserem ir na festa do peão boiadeiro em Barretos, vão pagar R$ 65. Isso não é pedágio, é roubo do povo brasileiro! - disse Lula, em um dos momentos mais aplaudidos do evento político em Osasco (SP), cidade administrada pelo PT.

O presidente também chamou a gestão Serra em São Paulo de arrogante e acusou a hegemonia do PSDB de ignorar os programas sociais federais, como o Pró-Jovem.

- Faço um desafio público: duvido que seu adversário (Serra) recebeu do partido dele, quando governava, 50% do dinheiro que eu passei para os governadores dele! Duvido! - disse Lula.

Dilma, muito rouca, apresentou novamente a "ameaça" que seus adversários representam ao ProUni, programa de bolsas de estudo superior em universidades privadas financiado pelo governo.

- Sabem quem tentou acabar com o ProUni? O vice, o partido do vice do meu adversário, entrou no STF pedindo que se decretasse o ProUni ilegal, pedindo que os juizes fizessem isso. Agora dizem que são a favor do ProUni. Eles, que ameaçam o ProUni! Será que podem olhar olho no olho para os jovens que conseguiram seu diploma?

Dilma também ironizou a promessa de duplicação do Bolsa Família feita por Serra:

- O povo não é bobo, o povo sabe quem faz e quem apenas promete em época de eleição. Hoje nós estamos vendo as oportunidades que nossos jovens têm - disse Dilma.

Além disso, Lula pediu votos para Marta Suplicy e Netinho de Paula, candidatos ao Senado pelo PT e partidos coligados.

- A princesa que for votar no negão (Netinho de Paula) é a mesma princesa que vai votar na Marta Suplicy - disse o presidente.

- A gente não pode votar nos que estão do lado de lá. Faço um apelo a vocês. Esta companheira não merece ter o Senado que eu tive. Esta companheira precisa ter muitos senadores do lado dela, na base aliada do governo.

Lula também lembrou de pedir votos para João Paulo Cunha, deputado petista que foi acusado como um dos mensaleiros, a quem Lula classificou como um "companheiro que sofreu tanto".

Para Mercadante, Lula pediu que o alvo fosse o primeiro turno, criticando discursos que pediam esforço para levá-lo ao segundo turno - o adversário Geraldo Alckmin (PSDB) lidera as intenções de voto.

Nenhum comentário: