terça-feira, 10 de agosto de 2010

FH: Lula abusa do poder na campanha por Dilma

DEU EM O GLOBO

Ex-presidente diz que sucessor tem de lembrar que há limites legais para o seu engajamento

Silvia Amorim

SÃO PAULO. O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso condenou ontem o comportamento do presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta eleição. O tucano acusou o sucessor de abusar do poder para eleger a candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff.

Eu fui presidente na sucessão e não fiz o que ele faz.

O presidente não deve, além de certos limites, se transformar num militante, porque senão, você está abusando do poder para obter resultados.

Eu não acho isso correto afirmou FH, que participou, à noite, em São Paulo, de uma palestra sobre o relançamento livro O Príncipe, de Nicolau Maquiavel.

A todo momento, o presidente é multado O ex-presidente negou que tenha atuado como Lula, na campanha de 2002, para eleger o candidato tucano José Serra (PSDB). Fernando Henrique acrescentou que o limite para a atuação de um chefe de estado numa eleição é a lei.

O limite é a lei. A todo instante, o presidente Lula está sendo multado. Passou da lei alertou Fernando Henrique.

Ausente da linha de frente da atual campanha de Serra, o ex-presidente, que foi uma das estrelas da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), na semana passada, disse que permanecerá acompanhando a corrida eleitoral a distância.

Eu participo, mas de outra maneira. Eu escrevo, eu discuto com ele (José Serra). Há pouco, falei com ele pelo telefone. Agora, não tenho mais nem energia para estar no dia a dia de uma campanha, que é uma coisa penosa admitiu o ex-presidente.

Perguntado se ele não poderia ajudar mais se aparecesse mais na campanha, o tucano respondeu que sua participação não teria este efeito: Ex-presidente não tem esse poder disse.

Nenhum comentário: