sábado, 21 de agosto de 2010

Lula inaugura campus que funciona desde 2008

DEU NA FOLHA DE S. PAULO

Durante evento, servidores do Judiciário vaiaram o governador de SP, Alberto Goldman

Jean-Philip Struck
Enviado especial a Sorocaba (SP)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o governador de São Paulo, Alberto Goldman (PSDB), inauguraram ontem o campus da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos) em Sorocaba (99 km da capital) que já funcionava desde 2008.

A obra, que consumiu R$ 17 milhões, atende hoje aproximadamente 2.000 estudantes.Simultaneamente e acompanhado por Lula através de um telão, foi inaugurado o campus da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) em Curitibanos, a 296 km de Florianópolis.O campus catarinense, que custou R$ 7,4 milhões, também já estava em funcionamento -desde abril de 2009, segundo a reitoria.

HADDAD

O ministro da Educação, Fernando Haddad, compareceu ao evento em Santa Catarina. Segundo a pró-reitoria, a inauguração só ocorreu agora por causa da agenda de Haddad.

No seu discurso em Sorocaba, o presidente chamou Fernando Haddad de "Fernando Henrique", mas corrigiu logo em seguida.

O presidente também afirmou que é "irônico que um presidente sem diploma tenha construído o maior número de universidades federais do país".

O presidente não falou com os jornalistas. Já Goldman disse que considera normal inaugurar uma obra que já está funcionamento.

O governador, no entanto, criticou a construção do campus. Ele disse que a região já tem muitas universidades e que era possível expandir o sistema com apenas uma administração se os governos estadual e federal trabalhassem juntos.

VAIAS

Um grupo de 30 servidores do Poder Judiciário que compareceram à cerimônia com cartazes e faixas contra o governo estadual vaiaram Goldman e o prefeito de Sorocaba, Vítor Lippi (PSDB).

Em seu discurso, o governador demonstrou irritação com as vaias. "Nada e ninguém nunca em minha vida há de me intimidar", disse.

Goldman continuou: "O Lula me conhece, sabe muito bem quem sou, de onde vim e que não me abalo com absolutamente nada. Não é, Lula?" O presidente apenas balançou a cabeça afirmativamente de forma discreta.

Nenhum comentário: