segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Serra: petista já senta na cadeira

DEU EM O GLOBO

O candidato do PSDB, José Serra, disse que Dilma Rousseff está "sentando na cadeira" antes da hora ao dizer que estenderá a mão aos concorrentes, se eleita: "Pareceu uma atitude pouco respeitosa com os eleitores." Dilma, por sua vez, desautorizou disputa de cargos entre aliados em seu eventual governo.

Serra: Dilma "senta na cadeira" antes da hora

Para tucano, adversária está desrespeitando eleitores ao dar eleição como decidida; Marina lamenta clima de "já ganhou"

Silvia Amorim

SÃO PAULO. O candidato do PSDB à Presidência, José Serra, disse ontem que a adversária Dilma Rousseff, do PT, desrespeita os eleitores e está sentando na cadeira antes da hora ao dizer que vai estender a mão aos concorrentes, se eleita. O tucano reagiu à declaração feita anteontem pela petista de que vai abrir espaço aos concorrentes que quiserem colaborar com seu eventual governo.

Acho que essa declaração tem certa falta de respeito com as pessoas. É alguém sentando na cadeira a mais de um mês da eleição. Quem vai decidir quem vai sentar na cadeira é o povo.

Me pareceu atitude pouco respeitosa com os eleitores disse Serra, que considerou o discurso de Dilma precipitado.

Em entrevista no escritório político da sua campanha, em Brasília, Dilma falou no dia anterior que, após a eleição, poderia convidar os oponentes para ajudar a governar.

As pessoas que concorrem conosco têm de ser respeitadas.

Depois da eleição, a coisa muda de figura. A gente desarma o palanque e estende a mão para quem for pessoa de boa vontade e quiser partilhar desse processo de transformação.

Em 1985, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, então candidato a prefeito de São Paulo e líder nas pesquisas de intenção de voto, atendeu a um pedido dos fotógrafos e sentou na cadeira de prefeito antes da eleição. Ele acabou sendo derrotado por Jânio Quadros.

Ao comentar a afirmação da petista, a candidata do PV, Marina Silva, disse estar preocupada com o clima de já ganhou.

Me preocupa o clima de já ganhou antes do tempo, ou de entregar a toalha. Estou na disputa para ir ao segundo turno.

Não vi a declaração (de Dilma), mas acho um tanto quanto maternal afirmou.

Marina também criticou a discussão por cargos que aliados de Dilma já estariam promovendo.

O que avilta o debate político no Brasil e depois a formulação de uma base de sustentação baseada em programas é a discussão por cargos.

Para tentar garantir sua ida ao segundo turno, Serra fez um apelo ontem aos nordestinos que moram na capital paulista.

Ele visitou a Associação de Nordestinos do Estado de São Paulo e pediu aos presentes que escrevam cartas aos familiares recomendando voto no tucano.

Eu quero pedir o voto de vocês. Mandem cartas para suas famílias no Nordeste. Escrevam para lá falando dos projetos que faço. Isso é muito importante porque as pessoas lá, às vezes, não sabem das coisas.

Nada melhor para saber do que um familiar dizendo afirmou, reforçando: Tem gente aqui de Pernambuco, Bahia, Piauí, Rio Grande do Norte, Maranhão, Ceará. Vamos escrever.

A comunidade nordestina em São Paulo é estimada em dois milhões de pessoas. No Nordeste, Dilma tem o triplo dos votos de Serra (66% a 20%), segundo pesquisa Ibope contratada pelo jornal O Estado de S. Paulo e pela TV Globo, divulgada anteontem.

Virada eleitoral é o novo slogan dos tucanos Para cerca de 50 pessoas, Serra prometeu acesso a financiamento para casa própria, bolsa de qualificação profissional para desempregados e ampliar projetos de irrigação para combater a seca. A mulher de Serra, Monica, acompanhou o candidato na visita e, ao final, eles dançaram ao som de Luiz Gonzaga.

O discurso da virada eleitoral, que ganhou força nos últimos dias na campanha tucana, se transformou em slogan do site oficial de Serra ontem. Ao lado de uma foto do presidenciável e do vice, Indio da Costa, aparece a frase É a hora da virada. Mais abaixo, a campanha pede aos internautas depoimentos sobre por que o Brasil pode mais com Serra.

Desde sexta-feira, o site estava fora do ar, e só foi restabelecido ontem. Segundo a campanha, ainda não se sabe a causa da pane. Não se descarta a hipótese de invasão de hackers.

Colaborou: Marcelle Ribeiro

Nenhum comentário: