domingo, 5 de setembro de 2010

Assalto foi "queima de arquivo", diz PSDB

DEU NA FOLHA DE S. PAULO

Coligação de Serra acusa PT de ter simulado roubo em comitê de Mauá para apagar provas

Na versão de tucanos, assalto foi para sumir com fichas de filiação e apagar suposta ligação com contador Atella

Silvio Navarro
DE SÃO PAULO - A coligação da campanha de José Serra (PSDB) à Presidência acusou ontem o PT de ter simulado o assalto a um comitê do partido em Mauá (ABC paulista) para "queimar arquivo" e esconder fichas de filiações.

O argumento do trio PSDB-DEM-PPS é que o roubo ocorreu dois dias antes de ser revelado que o contador Antonio Carlos Atella era filiado ao PT de Mauá quando retirou cópia do sigilo fiscal de Veronica Serra, usando uma procuração falsa na Receita.

O Tribunal Regional Eleitoral confirmou que ele foi filiado à sigla de 2003 a ao menos novembro de 2009. A cópia do Imposto de Renda foi sacada em setembro de 2009.

O comitê petista foi alvo de assalto na quarta-feira por homens armados. O presidente do PT de Mauá, Leandro Dias, estava no comitê. Por enquanto, a Polícia Civil confirma apenas o roubo de armas e celulares. "Roubaram a si próprios.

Desapareceram com fichas de filiações para esconder quem as abonou", disse o senador Alvaro Dias (PSDB-PR). "Foi queima de arquivo", completou. "O que houve foi uma simulação de assalto", disse o deputado Indio da Costa (DEM-RJ), vice de Serra.

O comitê, do candidato a deputado federal Helcio Silva, fica numa pequena rua comercial. A única câmera de segurança no local está desligada, segundo funcionários.Atendentes de uma loja de animais na rua disseram que os ladrões aparentemente não levaram nada volumoso quando fugiram.

A campanha tucana anunciou que entrará com nova representação ao Ministério Público Eleitoral pedindo nova investigação sobre o vazamento dos dados e lançou carga contra o secretário da Receita, Otacílio Cartaxo.

DEPOIMENTO

A polícia pretende ouvir nesta semana Atella e o office boy Ademir Estevam Cabral, apontado pelo primeiro como o autor da encomenda das informações da Receita.

Em Itajaí (SC), Serra tratou o assunto em tom moderado.

O tucano afirmou que o governo está a serviço de uma política eleitoral que "prejudica a democracia".

Colaboraram Rogério Pagnan , de São Paulo, e Dimitri do Valle , de Itajaí

Nenhum comentário: