domingo, 12 de setembro de 2010

Dilma diz confiar em Erenice e pede apuração

DEU EM ESTADO DE S. PAULO

Candidata afirma que episódio é mais um para tentar desestabilizar sua candidatura

Moacir Assunção

A candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, desqualificou nesta sábado, 11, as denúncias de suspeita de tráfico de influência, feitas em reportagem da revista Veja, contra a ministra da Casa Civil, Erenice Guerra, que a sucedeu no ministério. Dilma, que visitou o vice-presidente José Alencar, internado no Hospital Sírio Libanês, afirmou que a ministra, com quem teria relação apenas profissional, goza até hoje de sua confiança. "Estou fora do governo há três meses e não tenho acompanhado o dia a dia do ministério, mas tenho certeza de que tudo que foi dito será apurado (referindo-se às denúncias) e, se alguém errou, será punido", disse.

Dilma ressaltou que, em momento algum, a ministra lhe fez algum pedido pessoal quando era secretária-executiva do ministério. Ela afirmou que conhece apenas superficialmente o filho dela, Israel Guerra, acusado de pedir propina a empresários para obter contratos, e não conhece nenhum dos empresários citados na reportagem da revista.

A candidata respondeu duramente quando foi questionada pelos jornalistas a respeito da declaraçaõ do seu adversário José Serra (PSDB) que afirmou que a Casa Civil era "um foco das maracutaias do governo". "Meu adversário tem perdido todas as estribeiras. Tem feito, sistematicamente, acusações sem provas e levianas. Do jeito que vai, periga passar a eleição visto como um caluniador", comentou.

Para a petista, o episódio da denúncia contra a ministra - que disse ter encontrado rapidamente em duas cerimônias após sair do governo - somam-se ao escândalo da quebra de sigilos fiscais de tucanos como um conjunto de acusações para tentar desestabilizar sua candidatura.

"Eles (os adversários) estão procurando a bala de prata, em busca da bala de prata. Sinto informar que não terão".

Com relação à ultima pesquisa Datafolha que a coloca 23 pontos à frente de Serra, ela repetiua que as pesquisas apenas refletem um momento. "Não subo em salto alto. Ninguém pode dizer que já ganhou fiando-se em pesquisas, que são apenas aferições. A vitória só vem após a apuração dos votos na urna".

Nenhum comentário: