sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Lula já viajou o equivalente a três anos nos dois mandatos

DEU NA FOLHA DE S. PAULO

Embalado pelos compromissos que aliam agendas oficiais e de campanha (pa­ra a própria reeleição e ago­ra com Dilma Rousseff), o presidente Lula completou 1.103 dias de viagens, o equivalente a pouco mais de três anos em dois mandatos.

No período de janeiro a agosto, o presidente passou 61 dias em viagens oficiais, mesma marca de 2006, ano da reeleição.

3 anos fora de casa

Embalado por compromissos que aliam agendas oficiais e de campanha, Lula atinge 1.103 dias em viagens

Eduardo Scolese
Editor-assistente de Poder

No ritmo das agendas oficiais casadas com eventos da campanha petista de Dilma Rousseff, o presidente Lula completou três anos de seu mandato em viagens.

A marca foi atingida duas semanas atrás, quando a aeronave da Presidência decolou de Brasília com destino a Mato Grosso do Sul.

Naquele dia, Lula cumpriu agendas oficiais em Dourados e Campo Grande e, à noite, discursou ao lado de Dilma num comício na capital sul-mato-grossense.

Essas agendas casadas têm sido comuns na atual campanha. Lula marca eventos oficiais num determinado Estado e, à noite, sobe num palanque com sua candidata.

Foi assim anteontem, em Minas Gerais, por exemplo.

Até ontem, foram 1.103 dias dentro de um avião ou em agendas oficiais no Brasil ou no exterior, em sete anos e oito meses de governo.

As viagens lhe tomaram 40% dos dias de governo.

Na Presidência, Lula usou as viagens tanto para aproximação política e econômica com outros países como para fugir de crises no Planalto.

Foi assim no segundo semestre de 2005, por exemplo, quando buscou no interior do país a retomada da popularidade, abalada com o estouro da crise do mensalão.

Nos oito primeiros meses deste ano, Lula passou 61 dias em viagens oficiais, exatamente a mesma marca em igual intervalo de 2006, quando disputou a reeleição.

Nenhum comentário: