quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Lula pede votos para Lessa, barrado pela Ficha Limpa

DEU EM O GLOBO

Ex-governador é acusado de desviar dinheiro

Odilon Rios

MACEIÓ. O presidente Lula apareceu ontem no horário eleitoral pedindo votos para o ex-governador Ronaldo Lessa (PDT), candidato a governador de Alagoas. O pedetista teve o registro de candidatura negado pelo TRE por se enquadrar na Lei da Ficha Limpa, e aguarda o julgamento de recurso no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O senador Fernando Collor (PTB-AL), outro candidato a governador que pede votos para Dilma Rousseff no estado e se diz aliado de Lula, não recebeu depoimento do presidente.

— Meus amigos e minhas amigas de Alagoas, Ronaldo Lessa já foi um governador testado e aprovado pelo povo alagoano. Com ele, não tenho dúvidas: Alagoas vai voltar a crescer como o Brasil está crescendo, com desenvolvimento econômico e social, com mais educação e saúde e muito mais segurança. Por isso, peço ao querido povo de Alagoas, que, para governador, vote em Ronaldo Lessa — disse Lula, na gravação.

Lessa responde a ações na Justiça e Ministério Público Federal por desvio de dinheiro público. Ele foi condenado, em 2004, pelo TRE por abuso de poder político e econômico.

Os aliados de Collor minimizaram a gravação: — Isso vem sendo prometido desde o início, a chegada de Lula não deve influenciar muito no resultado do pleito — disse Euclydes Mello, o suplente de Collor no Senado.

Em Alagoas, Lula e Dilma Rousseff também já pediram votos para ajudar na reeleição do líder do PMDB no Senado, Renan Calheiros. Desprezado pelos tucanos, José Serra só pediu votos, no vídeo, para o ex-deputado federal José Costa (PPS), candidato ao Senado. Costa não pontua nas pesquisas.

A segunda pesquisa Ibope sobre a disputa ao governo de Alagoas, divulgada ontem, mostra que os três principais candidatos estão tecnicamente empatados. Collor tem 29% das intenções de voto, Lessa tem 28% e Teotonio, 27%. Os indecisos somaram 8%. Votos brancos ou nulos, 6%.

Nenhum comentário: