quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Serra: Dilma repete tática de Collor

DEU EM O GLOBO

Tucano diz que petista "usa filha dos outros para ganhar a eleição" e cobra do TSE punição de responsáveis

Silvia Amorim

SÃO PAULO. O candidato do PSDB à Presidência, José Serra, culpou a campanha da adversária Dilma Rousseff (PT) pela violação do sigilo fiscal de sua filha, Verônica Serra. Em entrevista ao "Jornal da Globo", o tucano acusou a petista de recorrer à mesma tática usada pelo ex-presidente Fernando Collor, em 1989, para ganhar a eleição de Lula.

- Utilizar filha dos outros para ganhar a eleição, só me lembrava de o Collor ter feito com o Lula. O Collor utilizou uma filha do Lula para ganhar dele em 1989. Agora a turma da Dilma está fazendo a mesma coisa. Pegando minha filha, que não faz política e é uma mãe de três crianças pequenas, que trabalha muito para poder viver, para meter nesse jogo político sujo.

Naquela eleição, Collor levou ao horário eleitoral na TV o depoimento de uma ex-namorada de Lula dizendo que ele tentara convencê-la a abortar.

Serra classificou o fato de "ato criminoso" e "jogo sujo e baixo". O candidato aproveitou o episódio para associar a imagem de Dilma à de Collor.

- A Dilma está repetindo aquilo que o Collor fez, e mais: agora o Collor está do lado dela. Quem sabe ele não tenha transferido a tecnologia - ironizou.

Serra negou que o sigilo de Verônica tenha sido acessado a pedido da própria filha:

- É mentira descarada. Essas pessoas são profissionais da mentira.

"Por que mexer com a filha de um candidato?"

Em entrevista ao Portal Terra na madrugada de ontem, o candidato tucano voltou à carga e repetiu a comparação com Collor em 1989:

- O pessoal da Dilma está usando a mesma tecnologia. Não é por coincidência que o Collor está apoiando Dilma, e ela o apoiando. Por que mexer com a filha de um candidato? Têm medo de que ele ganhe? Montar essa farsa é um crime contra a Constituição. O sigilo fiscal é protegido. Não porque haja problema, minha família é ficha limpa. Isto é baixaria para ser utilizada em campanha.

O tucano afirmou que sua filha teria suspeitado no ano passado da quebra de sigilo, e que, após as informações terem sido postas "nos blogs sujos", pois eles usaram informações que constavam apenas de seu imposto de renda. Serra negou que Verônica tenha pedido a quebra de sigilo:

- Isso é hilariante. Como eles sabiam que a quebra de sigilo acabaria vindo a público, já trabalharam nessa farsa grotesca. Minha filha nunca pediu para quebrarem o sigilo dela. Todo mundo que declara Imposto de Renda tem as declarações consigo. Se quiser olhar, vai lá e pega. E mais, por que ela faria isso em Santo André? Ela trabalha em São Paulo, capital. Essa é uma maneira de distrair a atenção e de dar uma versão mentirosa para ocupar espaço na imprensa. Aliás, o que é muito típico do PT, da campanha da Dilma e dela própria.

Esse serviço de espionagem foi montado no ano passado. Todo mundo parte de um jogo sujo montado para pegar gente do PSDB, mais ou menos próxima.

Para Serra, "esse pessoal não tem escrúpulos":

- Eu me pergunto o que aconteceria se eles chegassem ao poder. Se fazem o que fazem em campanha, imagine no governo. Ainda bem que tenho expectativa de ganhar a eleição. É espantoso a gente ver o grau de delinquência que envolve a campanha da Dilma, uma candidata inventada, a quem se atribui um monte de coisas que não fez.

Nenhum comentário: