quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Aécio leva Serra às regiões de Minas onde Anastasia perdeu

DEU NA FOLHA DE S. PAULO

Senador eleito e candidato visitam norte e Triângulo Mineiro

Paulo Peixoto

BELO HORIZONTE - O presidenciável José Serra (PSDB) vai visitar amanhã duas das três regiões de Minas Gerais mais dilmistas, o norte e o Triângulo Mineiro. Ele irá acompanhado do senador eleito Aécio Neves (PSDB) e do também tucano Antonio Anastasia, governador reeleito.

As duas regiões têm 2,25 milhões de votos, sendo 60% deles eleitores de Dilma Rousseff (PT) no primeiro turno. Serra obteve apenas 24,5% dos votos válidos na média das duas regiões.

Em Uberlândia (Triângulo) e em Montes Claros (norte) haverá encontro com lideranças políticas municipais.

O Triângulo se mostrou nessa eleição um reduto desfavorável até mesmo para o PSDB de Aécio, que está há quase oito anos no comando político do Estado.

Foi a única região mineira onde Anastasia perdeu a disputa para o seu principal concorrente na eleição, Hélio Costa (PMDB). Com 1,07 milhão de votos, o Triângulo deu a vitória a Costa por 51,5% dos votos válidos. Na região, Dilma obteve 55%.

O presidente do PSDB-MG, deputado federal Narcio Rodrigues, que tem base eleitoral no Triângulo, disse que Costa tem tradição eleitoral e conseguiu criar uma certa "identidade" com a região.

Quanto à votação de Dilma oito pontos acima da média do Estado, ele atribuiu à "presença" do governo federal por meio de obras expressivas para a região, como duplicações de rodovias.

No norte, onde Dilma teve 65% dos votos e Serra 20%, a presença do governo se dá especialmente por meio de programas de distribuição de renda, como o Bolsa Família.

Mesmo tendo o cuidado de não prometer a vitória, os tucanos acreditam que crescerá bastante a votação de Serra em Minas, que no primeiro turno só venceu no sul.

No primeiro turno em BH, Marina Silva (PV) venceu em BH (40%), seguida de Dilma (31%) e Serra (28%).

Ontem, em Salvador (BA), ao ser questionado sobre a importância de Minas nesse segundo turno, Aécio disse: "Tenho feito o que posso".

Nos últimos dias, seguiram via Correios quase 50 mil cartas de Aécio endereçadas a lideranças políticas municipais com pedido de apoio a Serra.

E foram disparadas 5 milhões de ligações.

Nenhum comentário: