quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Aécio quer repetir por tucano tática que levou à vitória de Anastasia

DEU NA FOLHA DE S. PAULO

Mineiro deve viajar por Estado em busca de engajamento para campanha presidencial

Rodrigo Vizeu

DE BELO HORIZONTE - O senador eleito Aécio Neves (PSDB) quer repetir com o presidenciável José Serra a estratégia que reelegeu Antonio Anastasia em Minas Gerais: contatos de liderança em liderança pelo Estado em busca de engajamento na campanha presidencial.

Aécio mandou seus aliados levantarem a lista de prefeitos e deputados estaduais e federais aliados para cobrar apoio a Serra. As ligações começaram ontem.

Ele deve viajar por Minas para angariar adesões mesmo quando Serra não estiver presente. A tática é parecida com a utilizada na campanha estadual, quando Aécio, Anastasia e outros líderes da coligação dividiam agendas para cobrir mais municípios.

A ideia é ampliar os contatos com as lideranças locais para além de PSDB, DEM e PPS e cortejar também os que fecharam com Aécio em Minas, mas que apoiam Dilma Rousseff (PT) nacionalmente, como PP, PDT e PSB.

O foco será conquistar dissidentes nessas legendas e não negociar com as direções partidárias.

Aécio também vai tentar conquistar o PV mineiro, que lançou candidato a governador, mas que é historicamente ligado aos tucanos.

A campanha de Serra também será consultada sobre estruturar os comitês pró-tucano em Minas. Sugeridos por Aécio no início da campanha, seriam cerca de 40 unidades no Estado, com cabos eleitorais e material para distribuição.

Por falta de empenho e recursos da campanha de Serra, eles acabaram resumidos a ações individuais com o objetivo de "multiplicar e fiscalizar" o apoio ao tucano.

O deputado federal Rodrigo de Castro (PSDB-MG), coordenador da campanha de Serra no Estado, disse ter "convicção de que Aécio terá um peso muito maior a favor de Serra após liquidar a eleição de Anastasia".

A expectativa é que a entrada forte de Aécio na campanha ajude a convencer a parcela do eleitorado mineiro que rejeita Serra por ter derrotado Aécio na disputa interna do PSDB.

O PSDB-MG lembra, porém, que para o esforço vingar é "sempre bom" que Serra injete recursos no Estado.

Nenhum comentário: