quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Collor tem mesmo um diretor da BR Distribuidora

DEU EM O GLOBO

O diretor de Operações e Logística da BR Distribuidora, José Zonis, foi de fato indicado para o cargo pelo senador e ex-presidente Fernando Collor (PTB-AL). No debate de anteontem, José Serra constrangeu Dilma Rousseff ao afirmar que Collor, aliado do governo Lula, tem poder na subsidiária da Petrobras. Sobre outra denúncia do debate, esta feita por Dilma, a Secretaria de Segurança Pública de SP informou que a acusação de receptação de roubo contra Paulo Souza foi investigada e relatada à Justiça. Souza é apontado por petistas como arrecadador tucano.

Diretor da BR foi indicado por Collor

No debate, Serra se referia a José Zonis quando afirmou que ex-presidente tem poder na subsidiária da Petrobras

Gerson Camarotti

BRASÍLIA. O diretor de Operações e Logística da BR Distribuidora, José Zonis, foi indicado para o cargo pelo senador e ex-presidente Fernando Collor (PTB-AL). A indicação foi feita em setembro do ano passado.

No debate da TV Record, na noite de segunda-feira, o candidato tucano, José Serra, causou constrangimento à petista Dilma Rousseff ao afirmar que Collor tinha poder na BR Distribuidora, subsidiária da Petrobras.

Depois que foi para a base governista de Lula, Collor passou a pressionar nos bastidores, segundo integrantes do governo e do Congresso, para fazer uma indicação política para a estatal.

Para evitar desgaste com o aliado, o Palácio do Planalto deu sinal verde, mas condicionou que a indicação fosse de um nome dos quadros da Petrobras. O pedido de Collor foi encaminhado pelo líder do PTB, senador Gim Argello (DF). Então ministro de Minas e Energia, o senador Edison Lobão (PMDB-MA) defende a indicação.

É um nome qualificado. Foi uma nomeação vinda da liderança do PTB no Senado. Mas é um quadro de carreira. Não vejo problema no fato de ele ter sido indicado pelo Collor, se é um bom nome disse Lobão.

O ex-ministro ressaltou que não há problema quando um nome técnico recebe apoio político.

Formado em Engenharia de Produção pela UFRJ e com mestrado em Finanças pela PUC do Rio, ele está na Petrobras desde 1983, onde já passou pelos cargos de diretor superintendente da TBG (Gasoduto Bolívia Brasil), diretor da Gaspetro, gerente de Marketing e Comercialização de Gás da Petrobras, além de gerente executivo de Negócios de Energia da estatal.

PTB indicou outro nome no ano passado

Ontem, Argello elogiou a indicação, ignorando a possibilidade de Collor tentar, eventualmente, tirar proveito: O presidente Collor tem experiência. Portanto, se é uma indicação dele, significa que é um bom quadro.

O presidente do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE), confirmou que Serra se referiu a Zonis quando citou no debate que Collor tinha afilhados na BR Distribuidora.

A estratégia foi associar o nome de Dilma ao do expresidente, que tem imagem negativa junto a população desde o impeachment, em 1992.

O Zonis foi uma indicação do Collor. Esse é um fato que não foi respondido por Dilma cobrou Guerra.

O presidente do PT, José Eduardo Dutra, ex-presidente da BR Distribuidora, disse que Zonis foi uma indicação que seguiu critérios técnicos.

A indicação do Zonis é uma barriga de aluguel. Ele é um quadro de carreira da Petrobras.

Essa não foi a única nomeação do PTB para a BR Distribuidora no ano passado. No mesmo período, o partido emplacou Luiz Claudio Caseira Sanches para a Diretoria da Rede de Postos de Serviço. Ele também é técnico de carreira do Sistema Petrobras desde 1980 e ocupava o cargo de gerente geral de Abastecimento da área Internacional de Suporte Técnico aos Negócios da estatal.

Integrantes do PTB ressaltam que desde que Collor indicou um afilhado para a estatal, se aproximou muito do comando da BR Distribuidora. Ele já recebeu na Comissão de Infraestrutura do Senado, que preside, o presidente da subsidiária, José Lima de Andrade Neto, para um debate. No início do ano, também recebeu Lima Neto num seminário em Maceió, que contou com o apoio de sua empresa de comunicação. Procurado pelo GLOBO, Collor não retornou.

Nenhum comentário: