quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Datafolha: Dilma tem 56%, e Serra, 44%

DEU EM O GLOBO

Tucano perde votos nas regiões Sul e Sudeste, onde esperava compensar a ampla vantagem da petista no Nordeste

Cristiane Jungblut e Adriana Vasconcelos

BRASÍLIA. A nova rodada de pesquisa Datafolha mostra a consolidação da vantagem da candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, ante o candidato do PSDB, José Serra. O levantamento mostra que, considerandose apenas os votos válidos, excluindo os em branco e os nulos, Dilma mantém a vantagem de 12 pontos percentuais e os mesmos desempenhos: 56% contra 44% de Serra. Nos votos totais, onde brancos e nulos são contabilizados, Dilma fica com 49% das intenções de votos, contra 38% de Serra, uma oscilação dentro da margem de erro e mostrando uma vantagem de 11 pontos, contra 10 pontos na pesquisa anterior.

Nos votos totais, Dilma oscilou um ponto percentual, caindo de 50% para 49%, se a pesquisa for comparada com a anterior, realizada no dia 21 e publicada no dia 22. Já o tucano José Serra perdeu dois pontos percentuais, caindo de 40% para os atuais 38% dos votos. Os indecisos somaram 8%, contra 6% da pesquisa anterior. Já os que declaram que votarão em branco ou nulo chegaram a 5%, contra 4% do levantamento anterior. A margem de erro da nova pesquisa Datafolha é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Tucano perde votos no Sul e no Sudeste

A pesquisa mostra ainda que Serra perdeu votos no Sul e no Sudeste, tendo frustrada sua estratégia de crescer nessas regiões para tentar compensar a ampla vantagem de Dilma no Nordeste. Segundo o Datafolha, Serra perdeu três pontos no Sudeste, ficando com 40%, ante 44% de Dilma. Na Região Sul, o tucano mantém a liderança, mas perdeu dois pontos: 48% contra 41% de Dilma. No Nordeste, a petista mantém ampla diferença: 64%, contra 37% de Serra.

Nesta rodada, o Datafolha entrevistou 4.066 pessoas, em 246 municípios, em todos os 27 estados. O levantamento está registrado no TSE com o número 37.204/2010 e foi encomendado pela Rede Globo e pela Folha de S.Paulo.

Desde o início do segundo turno e da realização da primeira pesquisa dessa fase, há uma estabilização na curva dos votos válidos. Dilma cresce dois pontos percentuais, e Serra perde dois. Na pesquisa de 8 de outubro, a petista aparecia com 54% dos votos válidos, contra 46% de Serra; na pesquisa dos dias 14 e 15, os dois mantiveram 54% e 46%, respectivamente, dos votos válidos; no dia 22, a pesquisa Datafolha publicada na Folha indicava 56% para Dilma e 44% para Serra, em votos válidos.

O comando da campanha dilmista comemorou o resultado, mas a ordem é manter a mobilização e evitar a abstenção, sobretudo no Nordeste.

As pesquisas mostram um quadro consolidado. Mas não temos que comemorar antes da eleição, temos é que intensificar a campanha. Fica claro que Dilma é a única que pode ampliar as conquistas do governo Lula, e que Serra é o retrocesso disse o deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP).

Já no comando da campanha de Serra, o resultado causou apreensão e a certeza de que o tucano precisa crescer em São Paulo e Minas. Mas a oposição garante que o resultado não desanima, já que ela trabalha também com os números de pesquisas internas sinalizando que a vantagem de Dilma seria de apenas 5,5 pontos percentuais.

Esta pesquisa está alinhada com as demais e mostra alterações discretas. Vamos ver como elas vão se comportar até a véspera da eleição. Estamos confiantes de que haverá movimentação a nosso favor e que esta disputa será definida por uma diferença muito pequena disse o presidente nacional do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE).

O vice na chapa de Serra, deputado Indio da Costa (DEM-RJ), encomendou pesquisa ao instituto GPP que indica uma diferença de 5,5 pontos entre os dois candidatos: 46,4% para Dilma, contra 40,9% para Serra, com margem de erro de 1,8 ponto.

Em votos válidos, Dilma fica com 53,2% e Serra, com 46,8%, numa diferença de 6,4 pontos, no GPP.

A pesquisa foi realizada entre os dias 23 e 25, com 4.047 entrevistas.

Está registrada no TSE com o número 37.295/2010. Os dados estão sendo usados para definir a estratégia de Serra.

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