domingo, 10 de outubro de 2010

Datafolha: Serra herda 51% dos votos de Marina

DEU EM O GLOBO

Pesquisa Datafolha, a primeira do segundo turno, indica que Dilma Rousseff (PT) tem 48% dos votos, contra 41% de José Serra (PSDB).

Considerando apenas os votos válidos, o resultado foi de 54% a 46%.

Serra herdou 51% dos quase 20 milhões de votos de Marina Silva (PV), e Dilma ficou com 22%.

Datafolha: Dilma tem 48% e Serra, 41%

Primeira pesquisa do 2º - turno mostra que tucano herdou a maioria (51%) dos votos de Marina; petista ficou com 22%

SÃO PAULO e BLUMENAU (SC). - Se o segundo turno das eleições para a Presidência fosse hoje, a candidata Dilma Rousseff, do PT, venceria com 48% dos votos, contra 41% de José Serra, do PSDB. Considerando apenas os votos válidos (sem brancos e nulos), o resultado seria 54% a 46%. É o que indica nova pesquisa Datafolha, encomendada pelo jornal “Folha de S.Paulo” e pela Rede Globo, e feita na última sextafeira com 3.265 eleitores em 201 cidades. A margem de erro é de dois pontos percentuais.

O Datafolha comparou esses resultados com o cenário que antecedeu o primeiro turno das eleições, domingo passado. Numa simulação de segundo turno feita nos dias 1º e 2 de outubro, Dilma aparecia com 52% e Serra, com 40%. Por essa comparação, Dilma perdeu quatro pontos e Serra avançou um ponto.

Segundo o Datafolha, os pontos perdidos por Dilma foram incorporados ao contingente de votos em branco ou nulos e de indecisos, que chega agora a 11%. Em 2002 e 2006, o percentual de brancos e nulos foi de 6% e 5,5%, respectivamente. Em avaliação publicada pela “Folha”, o diretor-geral do Datafolha, Mauro Paulino, diz que se esse nível de brancos e nulos se repetir nestas eleições, existiriam 5% de eleitores que ainda seriam alvo de Dilma e Serra. E, mesmo que todos migrassem para o tucano, ele ainda ficaria atrás da petista (46% a 48%).

Pela pesquisa, Serra herdou 51% dos quase 20 milhões de votos dados a Marina Silva (PV), enquanto Dilma teve 22%. Entre os eleitores de Marina, 18% se declararam indecisos e 9% disseram que pretendem anular o voto ou votar em branco.

Serra evitou fazer comentários sobre o Datafolha: — Não comento pesquisas.

Já o coordenador da campanha de Serra, senador Sérgio Guerra (PSDB-PE), disse que o resultado é “o melhor possível”.

Para ele, a posição do candidato tucano é de crescimento: — A maioria dos eleitores de Marina rejeita Dilma. Acredito que o número de votos em Marina que passará para Serra será muito maior.

Aliados de Dilma minimizaram o crescimento de Serra. Para o líder do governo, deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP), o resultado é semelhante ao primeiro Datafolha do segundo turno de 2006, quando o presidente Lula enfrentou Geraldo Alckmin: — O resultado está bom. Como daquela vez, a tendência é que Dilma comece a ampliar a vantagem.

Nenhum comentário: