sábado, 16 de outubro de 2010

Ex-governador do Ceará troca de candidato

DEU NO DIÁRIO DO NORDESTE (CE)

Lúcio deixa Dilma para apoiar o tucano Serra

Alegando quebra de compromisso do PT nacional, sobre apoio à sua candidatura, Lúcio agora é eleitor de Serra


Depois de passar todo o primeiro turno, no Ceará, apoiando a candidatura de Dilma Rousseff (PT) à Presidência da República, o candidato ao Governo do Estado derrotado no pleito deste ano e presidente estadual do Partido da República (PR) no Ceará, Lúcio Alcântara, anunciou o apoio de sua agremiação, neste segundo turno, ao nome de José Serra (PSDB), adversário de Dilma. Segundo Lúcio, a adesão ao tucano ocorre devido à falta de compromisso da coordenação nacional da campanha de Dilma Rousseff com a candidatura do PR cearense.

Lúcio Alcântara anunciou a posição de seu partido em entrevista coletiva, envolvendo dirigentes do PR, PSDB, DEM, PMN e PPS, ontem à tarde. Dentre os presentes um dos seus adversários no pleito deste ano ao Governo do Estado, o deputado estadual Marcos Cals (PSDB). O republicano avisou inclusive que vai acompanhar a visita de José Serra, hoje, em Canindé.

O presidente do PSDB, Marco Penaforte, declarou que todos os partidos pró-Serra no Ceará estarão comprometidos em um bloco de oposição ao governador Cid Gomes (PSB) na Assembleia Legislativa, a partir de fevereiro de 2011. O presidente estadual do PMN, Reginaldo Moreira, contestou tal informação, dizendo que o vereador Mário Hélio, futuro representante de sua legenda naquela Casa, vai ficar na base aliada de Cid.

Falta de prestígio

Lúcio Alcântara explicou que a decisão do PR cearense em apoiar a candidatura de José Serra, neste segundo turno, foi definida após uma série de conversações entre as lideranças regionais do partido. Lúcio afirmou que os compromissos firmados pelo PT, na pessoa do presidente nacional da agremiação, José Eduardo Dutra, de que Dilma Rousseff estaria em todos os palanques aliados da petista que fossem formados nos estados, inclusive no Ceará, não foram cumpridos.

"Não aconteceu, nem após o primeiro turno, qualquer manifestação que nos vinculasse do ponto de vista político, até mesmo do pessoal, a continuidade neste apoio. Pelo contrário, a designação de um coordenador (o deputado federal Ciro Gomes - PSB) envolvido em conflitos que atingiram de maneira desleal o prefeito de Maracanaú, o companheiro Roberto Pessoa (PR). Então, nós nos sentimos absolutamente desobrigados de qualquer continuação nesse apoio no segundo turno".

Nenhum comentário: