terça-feira, 19 de outubro de 2010

FH: nunca foi cogitada privatização da estatal

DEU EM O GLOBO

Ex-presidente diz que Gabrielli mentiu e lançou "injúrias" ao falar que Serra quer privatizar Petrobras

Flávio Freire

SÃO PAULO. O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso disse ontem que o presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, mentiu e cometeu injúrias quando declarou que o candidato do PSDB à Presidência, José Serra, teria interesse em desmembrar e depois privatizar a estatal. Fernando Henrique considerou lamentável o envolvimento de Gabrielli em questões políticas.

— É totalmente eleitoreira (a declaração). Não tem base nenhuma.

É lamentável que o presidente de uma estatal que, ademais, é mista, se envolva em política dessa maneira, com injúrias e mentiras — disse FH, antes de um evento promovido por uma ala do PV, em São Paulo, que declarou apoio a Serra. — Nunca esteve em cogitação a privatização da Petrobras. Fui processado, perdi uma cátedra quando lutava pela Petrobras.

Depois quebramos o monopólio e mantivemos a Petrobras como uma grande companhia.

Fernando Henrique assegurou que, em seu governo, nunca foi cogitada a hipótese de privatização da Petrobras. Segundo o expresidente, em sua gestão, o que aconteceu foram a quebra do monopólio e a manutenção da Petrobras como estatal.

— A produtividade do petróleo aumentou mais no meu período do que hoje — disse.

FH ainda criticou o debate sobre o aborto na campanha.

Para ele, os países devem enfrentar a discussão do tema, mas não numa campanha.

— Acho que a discussão do aborto em todos os países vai ocorrer. É como a questão da droga, não pode ser eleitoral. É uma questão de outra natureza — declarou, para quem esse tipo de assunto não deveria ser politizado.

— Nunca entrei nesses temas religiosos em campanha.

Acho que as pessoas têm todo o direito (de discutir). E acho que os políticos não devem confundir a questão do Estado com a questão confessional.

Nenhum comentário: