terça-feira, 5 de outubro de 2010

Gabeira reafirma apoio a Serra

DEU EM O GLOBO

Rafael Galdo

Com um capital eleitoral de 2,69 milhões de votos ( 31,5 2 % )para Marina Silva e de 1,63 milhão (20,68%) para Fernando Gabeira no Rio, o PV fluminense já se articula para definir aliança no segundo turno da eleição presidencial.

Gabeira, que teve o PSDB em sua coligação, reiterou ontem o seu apoio ao tucano José Serra (SP). No entanto, outros líderes verdes defendem uma conversa preliminar com a presidenciável do PT, Dilma Rousseff.

Presidente regional do PV, Alfredo Sirkis, coordenador da campanha de Marina no Rio e eleito deputado federal, com cerca de 73 mil votos, defendeu a proposta da presidenciável de levar a decisão sobre o apoio para uma convenção. Segundo ele, integrante da executiva nacional do PV antes disso será aberto um processo de diálogo com Dilma e Serra, para que pelo menos dez pontos do programa dos verdes seja apresentado.

Embora tenha dito que apoiará Serra, Gabeira também afirma que aguardará as decisões do partido. Segundo ele, o compromisso de apoiar Serra em um segundo turno foi assumido desde a composição da aliança e deve ser cumprido: Meu apoio é ao Serra, a menos que o partido me proíba disso, o que acredito que não vai acontecer.

Integrante da executiva nacional do PV, a vereadora Aspásia Camargo diz que o partido tende a ficar neutro. Aspásia explica que no Rio a responsabilidade de manter uma coerência com o que foi proposto no primeiro turno é maior, por causa da grande votação do PV. E lembra: várias vezes Marina disse que Dilma e Serra eram muito parecidos.

Aspásia afirmou que, no plano estadual, serão cobradas posições dos presidenciáveis em relação a investimentos em áreas como o turismo e as indústrias da comunicação e de criação no Rio.

O PSDB também se movimenta para tentar reverter o quadro desfavorável a Serra no estado.

Hoje, os tucanos fluminenses se encontram com a equipe de campanha do candidato em São Paulo. Vão traçar metas para conquistar os votos do eleitorado verde e tentar enfraquecer o desempenho de Dilma. Eles não abrem mão de ter Gabeira na rua pedindo votos para Serra.

A participação de Gabeira é estratégica, reforça nossa presença entre o eleitorado do PV afirma o deputado federal Otávio Leite (PSDB-RJ).

Colaborou: Marcelo Remígio

Nenhum comentário: