quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Ibope: Serra sobe 14.3%

DEU EM O GLOBO

Ibope: diferença é de 6 pontos

Pesquisa do Ibope mostra disputa acirrada pela Presidência, com a petista Dilma Rousseff com seis pontos de vantagem sobre o tucano José Serra. Dilma tem hoje 49% dos votos, contra 43% de Serra. A margem de erro é de dois pontos.

Ibope: Dilma tem 49%, e Serra, 43%

Diferença entre os dois hoje é de seis pontos; na votação do primeiro turno, a distância foi de 14,3 pontos

Regina Alvarez

BRASÍLIA. Pesquisa do Ibope sobre as intenções de voto na corrida presidencial mostra uma redução na vantagem da candidata do PT, Dilma Rousseff, sobre o tucano José Serra.

Dilma tem 49% das intenções de voto e Serra, 43%. Dos entrevistados, 5% declararam que vão votar em branco ou anular o voto e 3% estão indecisos.

Se considerados só os votos válidos, Dilma tem 53% e Serra, 47%. A diferença de seis pontos percentuais é menor do que a verificada no resultado final do primeiro turno da eleição, de 14,3 pontos.

Na pesquisa, encomendada pela Rede Globo e pelo jornal “O Estado de S.Paulo”, a diferença entre os dois também é menor do que os índices divulgados pelo Instituto Datafolha, no último fim de semana, que indicavam diferença de sete pontos nos votos totais, e de oito pontos, nos votos válidos. No primeiro turno, a candidata do PT obteve 46,91% dos votos válidos, enquanto José Serra ficou com 32,61%.

Pesquisa feita após o debate

A pesquisa do Ibope divulgada ontem já reflete a repercussão do primeiro debate do segundo turno, realizado no domingo à noite pela TV Bandeirante.

O primeiro embate direto entre Serra e Dilma foi marcado por uma mudança de postura principalmente da petista, que se mostrou mais agressiva. Dilma disse que foi apenas “assertiva”.

Ataques e acusações mútuas foram a tônica do debate, que abordou temas polêmicos como o aborto, já fartamente explorado na internet e no meio religioso. A candidata petista acusou a campanha do adversário de ser a origem de boatos que estariam prejudicando a sua imagem. O tucano revidou, acusando Dilma de ter duas caras.

A propaganda eleitoral também seguiu a mesma linha, com acusações dos dois lados da campanha e abordagem de temas como as privatizações do governo de Fernando Henrique Cardoso, apontadas como o fator que derrotou Geraldo Alckmin na disputa com o presidente Lula, em 2006.

Na pesquisa do Ibope — a primeira realizada pelo instituto no segundo turno — foram ouvidos 3.010 eleitores em todo o território nacional, entre os dias 11 e 13 de outubro. A pesquisa está registrada no TSE sob o número 35669/2010.

A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Na primeira pesquisa do Instituto Datafolha para o segundo turno, divulgada no sábado, dia 9, Dilma aparece com 48% das intenções de voto e Serra, com 41%. Naquela amostragem, realizado no dia 8 em todo o país, 4% dos entrevistados disseram que votarão em branco ou anulariam o voto e 7% estavam indecisos.

Computados apenas os votos válidos, a petista tinha 54% dos votos e o tucano, 46%, segundo o Datafolha.

Naquela amostragem, 89% declararam estar totalmente decididos em relação ao candidato que escolheram, enquanto 10% admitiram que poderiam ainda mudar seu voto. Entre os eleitores de Marina Silva (PV), Serra ficaria com 51% e Dilma com 22%, segundo a Datafolha.

Vox Populi dá 48% a Dilma e 40% para Serra

Nos votos válidos, petista está com 54,5%, contra 45,4% do tucano

SÃO PAULO. Pesquisa Vox Populi divulgada ontem apontou a candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, à frente neste segundo turno das eleições, com 48% das intenções de voto, enquanto seu adversário do PSDB, José Serra, tem 40%. Considerandose apenas os votos válidos (sem contar os votos em branco e nulos), Dilma alcança 54,5%, contra 45,4% de Serra.

A pesquisa, divulgada pelo portal iG, foi realizada de 10 a 11 de outubro com três mil eleitores. A margem de erro é de 1,8 ponto percentual para mais ou para menos.

A pesquisa foi registradano TSE om o número 35648/2010.

O Vox Populi também aferiu a repercussão do debate entre Dilma e Serra, no último domingo, na TV Bandeirantes.

Segundo o levantamento, 22% dos entrevistados disseram que assistiram ao programa e 77% afirmaram que não. Entre os que viram, 37% disseram acreditar que Dilma venceu o confronto, enquanto 32% deram a vitória a Serra.

Colaborou: André de Souza

GPP: Serra na liderança

Esta não vai dá para dizer a fonte. Vamos dizer que foi um passarinho que soprou no meu ouvido. E ele não é tucano. O instituto GPP fez uma pesquisa nacional, que deu os seguintes números:


Serra 52%

Dilma 48%

Para que não haja confusão: Estes números são de uma pesquisa de campo e não do tracking tucano, que faz pesquisa telefônica. De qualquer maneira, eles estão próximos do que tem constatado o tracking: uma vantagem para Serra, mas ainda em situação de empate técnico.

Segundo outra fonte que consultei, o Instituto GPP goza de credibilidade e tem um histórico de acerto em pesquisas sobre intenção de votos, que realizou em outras disputas eleitorais.

Fonte: Blog Pitacos
Tibério Canuto

Nenhum comentário: