quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Itamar anima aliados e cobra de Serra: 'Seja mais o senhor que o marqueteiro'

DEU EM O GLOBO

Para o ex-presidente, tucano não precisa esconder ninguém que o apoie

BRASÍLIA. Político mais aplaudido no encontro da oposição, ontem, Itamar Franco (PPS), ex-presidente da República e senador eleito por Minas, repetiu críticas ao presidente Lula e à candidata Dilma Rousseff (PT), mas fez reparos ao comportamento de José Serra. No discurso, ao afirmar que transmitia uma mensagem de fé e de solidariedade, Itamar disse que Serra tem que corrigir erros, mudar o discurso, ser mais autêntico e não dar tanta importância aos conselhos dos marqueteiros. No encontro, o clima era de grande otimismo, com tucanos e aliados considerando que o favoritismo de Dilma já virou para Serra.

Se não enfrentarmos, ficarmos falando só na nossa biografia, se não mudarmos o nosso discurso... o segundo turno é uma nova eleição. Temos que corrigir erros e aferir a nossa bússola discursou Itamar. Seja mais Serra, seja mais o senhor do que o marqueteiro. Vossa Excelência não precisa tanto de marqueteiros, seja mais Serra. Vossa Excelência tem uma vida limpa. Não precisamos esconder quem quer que seja do nosso lado. O povo quer saber o que pensamos, qual o pensamento dos problemas estruturais.

Ninguém inventou o Brasil. Se não, teríamos que chegar à conclusão de que quem abriu os portos do Brasil não foi dom João VI e sim o presidente Lula.

Itamar reclamou ainda que o governo Lula e sua candidata batiam fortemente em Minas Gerais: Eles levantaram uma tese tão absurda de que Minas não poderia eleger senadores da oposição, e demos uma resposta viril e forte. Os mineiros escolhem seus candidatos.

O discurso do ex-presidente animou os políticos. Ele chegou ao lado de Aécio Neves e do governador reeleito de Minas Gerais, Antonio Anastasia.

Derrotado na eleição para o Senado no Ceará, o atual senador Tasso Jereissati (CE) disse que se sentirá vitorioso se Serra vencer a eleição: Enfrentei uma campanha dificílima, concorrendo contra o presidente da República. Se Serra ganhar, me sinto mais vitorioso do que se tivesse ganho para o Senado.

O governador eleito de São Paulo, Geraldo Alckmin, disse que será uma nova eleição e que o PT está desanimado diante do fato de não ter vencido no primeiro turno.

Essa campanha se mostrou de valores e postura, e temos o candidato que tem um legado de coerência e compromisso. E não esse atraso do personalismo, da companheirada. Lula não é o candidato. O Brasil precisa de instituições fortes e não do personalismo e do atraso. Vamos comparar melhor os dois candidatos.

Estamos confiantes de que vamos conseguir a vitória. O ambiente é cada vez mais favorável acrescentou Anastasia.

O governador de Alagoas, Teotônio Vilela Filho, afirmou: A Dilma ainda é favorita. Mas entra no segundo turno decepcionada.

O Serra, animadíssimo.

O presidente do DEM, deputado Rodrigo Maia (RJ), disse que o partido apostava no segundo turno: Vai acontecer o que o PT nunca imaginou: vitória da oposição, daqueles que representam a liberdade de imprensa, os valores cristãos.

Nenhum comentário: