sexta-feira, 15 de outubro de 2010

No Rio, parada transferida

DEU EM O GLOBO

No Rio, a transferência da Parada do Orgulho Gay de outubro, mês em que tradicionalmente ocorria, para novembro está causando polêmica. Para o ex-prefeito Cesar Maia (DEM), a mudança teria sido negociada pelo governador reeleito Sérgio Cabral (PMDB), a pedido da campanha da candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff. Mas os organizadores do evento e o estado negam.

Para Cesar, como nos últimos anos Cabral participava sempre da abertura da parada, aliados de Dilma temiam que uma nova aparição dele na passeata causasse desgastes para a petista entre os religiosos. Já a Secretaria estadual de Assistência Social e Direitos Humanos diz que partiu do Grupo Arco-Íris, ONG que realiza o evento, o pedido de transferência de data, de 10 de outubro para 14 de novembro.

O presidente do grupo, Júlio Moreira, confirma essa versão. Segundo ele, mudanças na diretoria da ONG impediriam a organização da parada em outubro. E desde o fim de agosto sua data teria sido adiada, sem interferência do estado. Mas Marcelo Garcia, ex-secretário de Assistência Social da cidade do Rio e que apoiou a parada por sete anos, contesta:

- Membros do Grupo Arco-Íris têm cargo no governo. A decisão foi uma troca política, para evitar que o evento acontecesse no meio de um segundo turno - acusa.

Nenhum comentário: