segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Pesquisas subestimaram votação de Marina

DEU EM O GLOBO

Institutos não previram desempenho da candidata do PV, nem queda de Dilma Rousseff

Chico Otavio

Até o último instante, os institutos de pesquisa subestimaram a votação da candidata do PV, Marina Silva, que encerra a participação na campanha presidencial com 19,4% dos votos válidos, maior do que as sondagens previam.

A boca de urna do Ibope, embora acenasse para a possibilidade de segundo turno, com Dilma atingindo 51% dos votos válidos e Serra, 30%, mostrou Marina contida nos 18%. Para superar as previsões e quebrar o caráter plebiscitário das eleições, como ela mesma defendia na campanha, a candidata contou com uma massiva votação no Nordeste, fenômeno atribuído por especialistas ao voto religioso (ela é evangélica).

No decorrer da semana, as pesquisas mantiveram a petista sempre acima dos 50%. O presidente do Instituto Vox Populi, Marcos Coimbra, chegou a declarar a sua vitória.

— Nos dados de nosso tracking (corroborados por vários outros que temos de pesquisas desenvolvidas em paralelo), a vantagem dela para a soma dos outros estava em 12 pontos percentuais ontem (segundafeira, dia 27) — disse Coimbra, na terça, em entrevista a um site de notícias.

Para explicar a sua aposta, Coimbra disse que o prognóstico de segundo turno somente seria possível se seis pontos passassem de Dilma para os outros adversários, empatando a disputa eleitoral.

Como cada ponto equivale a cerca de 1,35 milhão de eleitores, seis representariam 8 milhões, gente demais para convencer Coimbra e outros institutos que a tendência de primeiro turno não estava tão consolidada assim.

O Ibope, em parceria com Confederação Nacional da Indústria (CNI), também apontou, no dia 29, Dilma eleita no primeiro turno, com 50% das intenções de voto, contra 27% de Serra e 13% de Marina, na lista estimulada.

Embora a pesquisa Ibope/ CNI detectasse um elevado crescimento da candidata do PV, comparativamente ao levantamento anterior, o diretor de Operações da CNI, Rafael Lucchesi, seguiu Coimbra e cravou a vitória da petista no primeiro turno.

Já o Datafolha, em levantamento feito nos dias 1oe 2 de outubro, mostrou a petista com 50%, mas evitou prever a decisão no primeiro turno.

Serra obteve 31% dos votos válidos e Marina, 17%.

Nenhum comentário: