quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Secretaria para o semi-árido

DEU NO JORNAL DO COMMERCIO (PE)

O presidenciável José Serra (PSDB) anunciou ontem, no programa Supermanhã, da Rádio Jornal, que caso seja eleito vai criar um órgão específico para enfrentar os problemas e coordenar as ações do semi-árido nordestino, a Secretaria do Semiárido Celso Furtado, vinculada à Presidência da República e com o nome do idealizador da Sudene. O órgão já nascerá, segundo a proposta, tendo agregado o Projeto Semiárido, com duração de dez anos, visando a oferecer emprego, renda e qualidade de vida. “Serra uma secretaria multidisciplinar exclusiva para o semiárido. Será um olhar como um todo para a Região”, explicou Serra.

O projeto tem dez componentes sociais e dez metas a ser atingidas até 2020 . Entre as ações sociais, estão: criar uma rede de proteção social, com inclusão do Bolsa Família, rede de distribuição e água potável, irrigação e capacitação em agropolos, agentes rurais e agentes de saúde, educação e capacitação de jovens, e apoio ao empreendedorismo. Entre as metas, estão: 100% das famílias pobres na rede de proteção social e 100% das residências com água potável, 100% de recuperação das áreas em desertificação, redução em 80% a mortalidade infantil, e 100 novas escolas técnicas.

O semiárido brasileiro abrange nove Estados, oito no Nordeste (exceto o Maranhão) e mais o norte do Estado de Minas Gerais. São 1.133 municípios e cerca de 21,6 milhões de habitantes, o equivalente a 40,5% da população do Nordeste.

Nenhum comentário: