segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Secretário teria sofrido pressão do Planalto

DEU NO ZERO HORA (RS)

Revista divulga gravações em que secretário da Justiça reclama de pedidos para fazer dossiês

Conversas gravadas dentro do gabinete da Secretaria Nacional de Justiça, no início do ano, sugerem que partiram do Planalto determinações para que o órgão produzisse dossiês “contra quem atravessava o caminho do governo”. As gravações foram reveladas pela revista Veja desta semana.

Em um dos diálogos, Pedro Abramovay, o então secretário de Assuntos Legislativos, diz ao então secretário Nacional de Justiça, Romeu Tuma Júnior:

– Não aguento mais receber pedidos da Dilma e do Gilberto Carvalho (chefe de Gabinete da Presidência da República) pra fazer dossiês. (...) Eu quase fui preso como um dos aloprados.

Para o Ministério da Justiça, as revelações teriam partido de Tuma e seriam fruto de vingança do ex-secretário, demitido do cargo em junho passado sob a suspeita de envolvimento com o chinês Li Kwok Kwen, preso como chefe de um esquema de fraudes em importação de produtos eletrônicos.

Ressentido, Tuma Jr. saiu atirando:

– A verdade virá à tona. Vão surgir fatos que vocês vão se arrepiar, aguardem – avisou, em entrevista, após ser exonerado.

Abramovay, que sucedeu Tuma, negou “peremptoriamente”, por meio de nota divulgada no fim de semana, ter recebido pedidos para confeccionar ou ajudar na montagem de dossiês contra quem atravessasse os interesses do Planalto. Abramovay levantou dúvida sobre a origem e a legalidade das conversas gravadas. Dilma Rousseff e Carvalho também negaram a encomenda de dossiês.

Nenhum comentário: