terça-feira, 5 de outubro de 2010

Serra: Aécio é pessoa-chave no 2º turno

DEU EM O GLOBO

"Tenho relação de amizade e parceria com vários integrantes do PV. Por isso, espero uma aproximação", diz tucano

Adriana Vasconcelos* e Thiago Herdy

BELO HORIZONTE. Algumas horas após a confirmação de sua ida ao segundo turno na disputa presidencial, o candidato do PSDB, José Serra, desembarcou na manhã de ontem em Belo Horizonte para se solidarizar com o ex-governador tucano Aécio Neves, que perdeu o pai no domingo. Na saída do velório de Aécio Cunha, Serra disse que Aécio Neves deverá ser uma das pessoas chave de sua campanha na segunda etapa da eleição.

Eleito senador com uma votação superior à que garantiu à reeleição em primeiro turno do governador tucano Antonio Anastasia, Aécio se consagrou com o grande vencedor da oposição no primeiro turno. Com a sucessão estadual resolvida, Serra espera agora que Aécio possa ajudá-lo a reverter a vantagem que a presidenciável petista, Dilma Rousseff, teve em Minas no primeiro turno 46% dos mineiros votaram na petista contra 30% no tucano.

Não creio que seja o caso já do Aécio se envolver no trabalho imediatamente. Mas ele será uma das pessoas-chave da campanha, junto com o governador Anastasia, em Minas e no plano nacional para que a gente tenha um final feliz no segundo turno disse Serra, que tem a preocupação de atrair o apoio do PV de Marina Silva.

Ele fez questão de ressaltar sua afinidade com o PV: Tenho relação de amizade e parceria com vários integrantes do PV. Por isso, espero, sim, uma aproximação. Como governador, fiz um programa ambiental em parceria com o PV, considerado o mais avançado do Brasil. A nossa lei de mudanças climáticas também é considerada a mais avançada do Hemisfério Sul. Portanto, a área ambiental para mim é prioritária.

Mesmo abalado, Aécio prometeu ajuda Serra na reorganização de sua campanha: Eu me coloquei à disposição para atuar da forma que ele achar mais adequado. O governador Anastasia da mesma forma.

Estamos à disposição para trabalharmos em Minas, onde ele achar necessário.

Aécio não disfarça a mágoa pelo fato de o presidente Lula ter interferido na disputa mineira, para ajudar o candidato Hélio Costa (PMDB). Lula fez gravações a favor de Costa e subiu o tom nos discursos em comícios, chegando a declarar que tucano não gosta de pobre.

Trago o sentimento de que na política não é por alguém estar no outro campo ou disputar uma eleição contra você, que é inimigo. Tampouco alguém, por estar do seu lado, estar cercado apenas de virtudes disse Aécio, reforçando a defesa do governo FH. Vamos mostrar que temos o melhor projeto para o país, um projeto que reconheça os avanços que tivemos nos últimos oito anos, como nos oito anos que antecederam o governo Lula. Até porque não teria havido o governo do presidente Lula se não tivesse havido o do presidente Itamar, com o plano real, e o do presidente Fernando Henrique, com a modernização da economia.

Anastasia (PSDB) anunciou que sua prioridade agora é eleger Serra presidente: Faremos o grande esforço pela eleição do nosso candidato José Serra. As bancadas acabaram de ser eleitas, vamos trabalhar com nossos líderes para dar em Minas a vitória a ele.

O governador eleito de São Paulo, Geraldo Alckmin, que acompanhou Serra ao velório, defendeu que o tucano incorpore propostas encampadas pela campanha de Marina. Para ele, Serra não deverá ter as mesmas dificuldades que ele teve no segundo turno da disputa presidencial de 2006.

Serra tem chance de vencer.

Primeiro, porque o Lula, que tem prestígio inquestionável, não é candidato. Segundo, porque Lula não é candidato à reeleição. É muito difícil alguém perder uma reeleição. A Dilma não é presidente. Além disso, na minha eleição, não tive apoio no segundo. Agora, temos uma terceira força, o eleitorado da Marina, com quase 20% dos voto. Eu diria que Serra sai como favorito.

Serra desconversa sobre possibilidade de trocar vice O governador de São Paulo, Alberto Goldman, aposta que a mobilização dos governadores eleitos pelo PSDB em São Paulo, Paraná e Minas representam 40% do eleitorado será fundamental para garantir a vitória de Serra. Por enquanto, ele descarta a possibilidade de mudança drástica na campanha tucana ou a substituição do marqueteiro de Serra, Luiz Gonzalez.

Serra desconversou sobre os rumores de que poderia substituir seu vice, o deputado Indio da Costa (DEM-RJ).


* Enviada especial

Nenhum comentário: